Vírus desconhecido leva ao menos 40 pessoas ao hospital em Entre Folhas

Há cerca de um mês, pelo menos 40 pessoas procuraram atendimento médico com sintomas como manchas vermelhas pelo corpo, coriza, tosse, febre, mal-estar e coceira, na cidade de Entre Folhas, na região da Zona da Mata em Minas Gerais. Os casos alertaram a Funed – Fundação Ezequiel Dias, que está investigando as ocorrências.

Segundo informações do secretário municipal de saúde, Antonio Vieira, 15 exames já tiveram resultado que foi apresentado nessa segunda-feira (13) e já descartaram sarampo e rubéola. Além disso, a maioria das vítimas são crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda está investigando a causa da morte de uma mulher de 42 anos. A vítima veio a óbito há mais de duas semanas. De acordo com o secretário, não se sabe se o falecimento da vítima tem relação com a doença.  A SES – Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirmou que os sintomas apresentados pelos pacientes levantam suspeita de que a doença seja causada pelo parvovírus B19, mais conhecido como Eritema Infeccioso.

O microrganismo, em pessoas com comprometimento do sistema imunológico, pode acarretar até em uma anemia crônica, além da possibilidade de desenvolver complicações como artrites em adultos e queda temporária na taxa de hemoglobina.

A doença pode ser transmitida por via respiratória e é mais comum em crianças. Vale ressaltar que as vítimas infectadas em Entre Folhas são crianças de uma mesma creche ou pessoas próximas a elas.

G.J

Anexos para downloads:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: