Cenário de desastres causados pelas chuvas pede mais atenção
Quem vai viajar neste fim de ano precisa ter atenção redobrada. Isso porque as fortes chuvas têm provocado estragos em rodovias que já estavam com a estrutura fragilizada. Medidas simples, mas eficazes, devem ser consideradas para que o passeio não termine em tragédia.
Para o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, o primeiro passo é cuidar da segurança utilizando cinto em todos os bancos, capacete, cadeirinhas e/ou assento de elevação para as crianças.
Outro passo importante apontado pelo diretor é a revisão e manutenção do veículo. “Não saia de casa sem verificar freios, faróis, lanternas, níveis de água e óleo, calibrar os pneus e verificar os itens de segurança obrigatórios, como triângulo, macaco e estepe, que também deve ser calibrado”, observa.
No caso de transporte coletivo, é importante optar por empresas legalizadas e observar se todas as normas de segurança da legislação estão sendo seguidas. “Antes de embarcar, observe a conservação dos pneus e verifique se o veículo tem o selo da ANTT e a identificação da empresa. O selo é uma garantia, pois a agência adota critérios de segurança e monitoramento para autorizar as viagens”, recomenda o diretor.
Além dessas questões técnicas, estar com o sono e saúde em dia é determinante para evitar surpresas desagradáveis, já que estudos mostram que 90% dos acidentes são provocados pelo fator humano. “Uma boa noite de sono e descanso é imprescindível antes de pegar o volante. Quem começou algum tratamento médico recentemente deve consultar o médico para saber se o remédio interfere diretamente na capacidade de concentração e reação”, explica Coimbra.
No caso de dirigir com chuva, o especialista lista algumas recomendações:
– Só saia se for realmente necessário
– Use GPS mesmo que conheça o caminho; eles avisam sobre interdições e desvios seguros
– Tenha sempre uma outra opção de percurso para fugir de interdições e alagamentos.
– Em caso de chuva intensa, procure lugar seguro para parar o carro
– Não avance se o volume de água cobrir metade da altura da roda
– Não saia do carro em caso de enxurrada
– Mantenha distância de 4 segundos do veículo à frente
– Use farol baixo mesmo na cidade
– Não freie bruscamente
– Em caso de água na pista, mantenha o volante reto, segurando forte, pare de acelerar e não freie
– Em caso de interdição de pista: se não existir local seguro para estacionar, acione as luzes de alerta em modo contínuo e abandone o veículo, buscando abrigo em local seguro
– Use o pisca alerta de maneira intermitente quando houver uma redução drástica de velocidade, para que os demais motoristas possam reduzir a velocidade de forma segura evitando colisões.
Foto: Pexels.