Vacina pentavalente está em falta em Patos de Minas, após governo recolher lotes

Patos de Minas enfrenta problemas com o fornecimento de vacinas. De acordo com a vigilância epidemiológica, lotes da pentavalente foram recolhidos pelo Governo Federal. No entanto, a reposição será feita aos poucos, mas sem uma previsão exata de reabastecimento. A vacina pentavalente é indicada para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade, contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

“Realmente, essa vacina foi recolhida, um lote grande, pelo programa nacional de imunização. Ela está sendo reposta agora, mas ainda estão chegando pequenos lotes. E está em falta ainda”, explicou a gerente de epidemiologia do município, Elizaine Bicalho. O recolhimento das vacinas não aconteceu apenas em Patos de Minas, mas sim em várias regiões do país. A previsão é de que até novembro as doses estejam novamente disponíveis na rede pública.

Além disso, o município promoveu algumas alterações na distribuição de outros imunizantes. Agora, nem todas as unidades contarão com a BCG, por exemplo. “Então foram colocados pontos estratégicos. Hoje a BCG está disponível, nas segundas-feiras, na UBS do Guanabara. Nas quartas, ela está disponível na unidade do Nova Floresta e nas sextas-feiras, no posto de Saúde André Luís”, explicou.

Os soros utilizados para combater o veneno de picadas ou mordidas de animais e insetos estão disponíveis no Hospital Regional. “Como esse é um soro que deve ser aplicado com acompanhamento médico, eles estão no Hospital Regional”, disse Elizaine. A vacina anti-rábica está disponível na UBS Guanabara, no Posto de Saúde André Luís, na Unidade do Jardim Esperança, de segunda a sexta-feira. Ela também está disponível na UPA, durante os finais de semana.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar