Uso de máscaras em aviões e aeroportos volta a ser obrigatório

Aumento de casos de covid-19 motivou a mudança

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (23), a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em aviões e aeroportos devido ao aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas. A medida entra em vigor na sexta-feira (25).

A decisão foi tomada em conjunto com especialistas de diversas áreas da saúde, como a Sociedade Brasileira de Infectologia, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, dentre outros. Todos os participantes ressaltaram a necessidade do retorno de medidas não farmacológicas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público, aeroportos e ambientes fechados. Além dos dados epidemiológicos, a Anvisa considerou a sazonalidade da transmissão do vírus, que aumenta no período de novembro a janeiro.

A norma proíbe a utilização de máscaras que não atendem aos requisitos previstos na norma ABNT PR 1002 e ressalta a necessidade de que o objeto cubra o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias. A obrigatoriedade vai ser flexibilizada em casos de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, sensoriais ou quaisquer outras que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial. Crianças com menos de três anos também não são obrigadas a seguir a norma.

Foto: reprodução/Internet

Pesquisar