A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participou nessa terça-feira (5), de uma ação de imunização de caminhoneiros no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Km 765 da BR-040. A vacinação contra a influenza é parte da segunda fase da campanha realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com parceria da UFJF, da PRF e do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Sest/Senat). A imunização no local vai até esta quinta-feira (7) das 9h às 12h.
Para a ação, foi estipulada uma meta de 150 doses diárias e estão sendo vacinados os caminhoneiros e seus ajudantes. A equipe de imunização é composta por um professor da Faculdade de Enfermagem, um enfermeiro do Hospital Universitário (HU) e dois alunos. O posto da PRF oferece maior segurança para os caminhoneiros e para a equipe, pois lá é possível fazer a parada para a vacinação.
Segundo a professora Érika Andrade, que esteve presente neste primeiro dia, a iniciativa foi bem recebida pelos caminhoneiros. “Foi uma ação bem tranquila, tivemos o apoio do pessoal do Sest/Senat e da Polícia, que estavam lá nos dando suporte e atendendo. Ouvimos relatos de caminhoneiros que estavam à procura da vacina, mas tinham dificuldades de encontrar. Eles foram muito receptivos, até pela praticidade por estar em um lugar onde eles já iriam passar.”
“Os caminhoneiros hoje representam uma das categorias de trabalhadores que estão na linha frente do combate à pandemia, pois estão abastecendo os municípios com diversos itens essenciais. Obviamente a vacina não traz a imunização contra a Covid-19, mas oferece imunização contra a influenza, uma doença muito comum e que causa limitações no trabalho deles. Então, nesse momento, a imunização para este público é essencial”, enfatiza Érika.
Devido a uma possível reação da vacina ser a febre baixa nas 48 horas seguintes à aplicação, foram entregues comprovantes de vacinação para caso eles precisem apresentar em alguma empresa que está aferindo a temperatura na hora da descarga.
A parceria com a Prefeitura teve início desde a vacinação realizada no estacionamento da Faculdade de Educação, com o sistema “drive thru”, para idosos. Mesmo quando essa ação terminou, a UFJF continuou os trabalhos junto ao setor de imunização, atendendo as pessoas acamadas da cidade e o público alvo do momento.
Fonte: Assessoria
Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora