UFJF está entre as mil melhores universidades do mundo, aponta ranking

Na América Latina, a Universidade aparece entre as 38 mais bem posicionadas. Além disso, entre as instituições mineiras, a UFJF ocupa a terceira colocação

De acordo com o ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A edição de 2022-23, que foi divulgada nesta segunda-feira (25), colocou a universidade como a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil e a 995ª do mundo. Ao todo foram avaliadas 19.788 instituições em várias regiões do mundo.

Ao ser comparada com as demais universidades do mundo, a UFJF se destacou ao receber uma pontuação geral de 70,3, que foi mantida nos três últimos anos. Na América Latina, a Universidade aparece entre as 38 mais bem posicionadas. Além disso, entre as instituições mineiras, a UFJF ocupa a terceira colocação, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que está entre as 500ª melhores do mundo, e da Universidade Federal de Viçosa, que alcançou a 919ª colocação.

“Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, relacionadas a cortes de recursos e as restrições ao trabalho presencial devido à pandemia de Covid-19, a UFJF mantém resultados expressivos nos indicadores relacionados à produção científica, que possibilitam este desempenho e o reconhecimento frente a instituições de várias partes do mundo”, aponta a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Cristina Resende Farage.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Monica Ribeiro, avalia a participação da UFJF no ranking de forma positiva, principalmente considerando os dois anos atípicos em 2020 e 2021. “A pandemia acabou por gerar duros reflexos no dia a dia dos pesquisadores e percebemos uma maior dificuldade em manter o foco e a concentração necessários para participação em periódicos de alto fator de impacto. Parabéns à comunidade científica da UFJF que conseguiu mobilizar suas competências e manter-se numa posição tão favorável.”

As três universidades mais bem conceituadas no ranking são Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e Stanford, ambas dos Estados Unidos. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição melhor posicionada no mundo, ocupando a 103º posição.

A UFJF ocupou posições a frente de instituições centenárias de países com tradição em ensino superior, como a Universidade de Greenwich, em Londres, fundada em 1890, ocupante do 1.281º lugar, e a Ca’Foscari Universidade de Veneza, na Itália, de 1868, na 1.219ª colocação.

Critérios do ranking das universidades

Entre os critérios considerados pelo ranking CWUR para avaliar as universidades estão:

  • Qualidade do ensino: medida pelo número de estudantes, relativo ao tamanho da universidade, que ganharam prêmios acadêmicos. Este critério equivale a 25% da nota;
  • Empregabilidade de egressos: medida pelo número de egressos da universidade que estejam nas mais altas funções executivas das maiores companhias do mundo; também em proporção ao tamanho da universidade. Equivale a 25% da pontuação;
  • Qualidade do corpo docente: medida pelo número de integrantes da universidade que tenham obtido prêmios acadêmicos. Este aspecto soma 10% da nota;
  • Performance em pesquisa: considera o total de artigos publicados, o percentual de estudos em periódicos mais bem qualificados e influentes e o número de citações. Este critério corresponde a 40% da avaliação.

As informações são da Tribuna de Minas, associada AMIRT.

Pesquisar