Programa estuda melhoras na rotina do paciente
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) esta convocando voluntários para participar do estudo “Diabetes College Brazil”, que tem como objetivo de oferecer atividades físicas e mudanças de hábitos na rotina do diabético para se ter uma vida mais saudável. O estudo tem como parceria a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ela segue os padrões do programa desenvolvido no Instituto de Reabilitação de Toronto (TRI) da University Health Network (UHN), no Canadá.
O objetivo da pesquisa é avaliar se com a mudança de rotina melhora as condições de saúde em pessoas com pré-diabetes ou diabetes. É importante ressaltar que, a prática de atividades físicas já faz parte do tratamento de diabetes. Contudo, a pesquisa busca investigar se o exercício aliado às aulas de educação em saúde gera mudanças na qualidade de vida do paciente. O estudo é coordenado pela professora da Faculdade de Fisioterapia da UFJF Lilian Pinto da Silva.
Para se voluntariar precisa ter mais de 18 anos e ter sido diagnosticados com pré-diabetes ou diabetes tipo 1 ou 2. Além disso, não se pode ter limitações para realizar atividade físicas, como, por exemplo, a caminhada. Com isso, o voluntário precisa apresentar liberação médica para participar do estudo.
Foto: Tirachard Kumtanom