Uberaba participa de congresso sobre riscos associados a drogas em Portugal

Uberaba é uma das quatro cidades brasileiras que estão participando da 26ª edição da Conferência Internacional de Redução de Riscos (HR19) na cidade do Porto, Portugal, entre hoje e 1º de maio. O evento é o maior do mundo sobre redução de riscos e danos associados ao uso de drogas, contando com a presença de mais de mil pessoas que trabalham nas áreas da redução de danos e das políticas sobre drogas no mundo. 

O diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal, que representa o município na conferência, explica a importância dessa participação no evento, que conta com a presença da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse evento já passou por Itália, França, Alemanha, Espanha, Rússia, Estados Unidos, Canadá, entre outros, e é considerado um dos maiores eventos de políticas sobre drogas do mundo, reunindo sempre as maiores autoridades internacionais do tema. Então, a participação de Uberaba leva o trabalho da política sobre drogas da cidade para o mundo, apresenta e valoriza o nosso trabalho”, ressalta Sérgio. Ele enfatiza ainda que o apoio da gestão a este tipo de iniciativa é fundamental para fortalecer a ação da política sobre drogas no município, valorizar e dar visibilidade ao trabalho que é realizado. 

O artigo. Com o título “Estratégias de Redução de Danos em um Centro de Atenção Psicossocial de Uberaba, Minas Gerais, Brasil”, o estudo enviado e aprovado na HR19 aborda o Projeto de Intervenção desenvolvido no Programa da Escola da Redução de Danos da SMS de Uberaba, em parceria com o Centro Regional de Referência (CRR) para Formação Permanente dos profissionais que atuam com usuários de drogas e seus familiares da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). As ações do projeto foram desenvolvidas pelos profissionais no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), serviço de referência de cuidado a pessoas que fazem uso problemático de drogas.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar