Emissão de documentos está parcialmente suspensa devido ao corte de energia no Praça Uberaba

A cúpula de vidro no teto do Praça Uberaba ilumina os corredores do empreendimento, o que possibilita que casamentos continuem acontecendo (Foto/Joanna Prata)

O Praça Shopping continua com a energia cortada. No shopping funcionam dois estabelecimentos responsáveis por emissão de documentos, sendo o Cartório do 1º Ofício de Registro Civil de pessoas naturais, responsável pela expedição de certidões de nascimento, óbito e casamento; e a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do Estado de Minas Gerais, onde são feitas carteiras de identidade, carteira nacional de trabalho, CPFs, passaporte. Devido à falta de energia, o atendimento em ambos está prejudicado.

O Cartório do 1º Ofício informou que está com os serviços restritos. As certidões de nascimento e óbito só estão sendo emitidas em casos de urgência, quando a criança se encontra em estado grave de saúde ou quando é necessário traslado para o sepultamento em outra cidade. Quando o sepultamento é feito em Uberaba é necessária apenas a apresentação do atestado de óbito emitido por algum médico. A certidão de óbito é necessária para que a família inicie o processo de sucessão, entre outras finalidades.

A Juíza de Paz e Auxiliar do Cartório, Taymara Cruz explicou que a família tem até 15 dias para realizar o registro do óbito. “Com relação às segundas vias de certidões e outros serviços prestados pelo nosso cartório, a gente pede que vocês aguardem. Por enquanto não há previsão passada para nós com relação à volta de energia do cartório”, informou Taymara.

Na UAI é necessário agendamento para solicitar qualquer um dos serviços realizados. O atendimento na unidade Uberaba está suspenso desde o dia 11 de junho. A assessoria de imprensa do estado de Minas Gerais informou à reportagem do Jornal da Manhã que os cidadãos com serviços agendados foram comunicados para reagendamento e que os atendimentos serão retomados a partir do restabelecimento da energia do shopping. No caso de passaportes, a delegacia da Polícia Federal em Uberaba segue emitindo o documento.

Lojistas no prejuízo

Os lojistas estão se organizando em uma associação, mas não há movimentação em torno de possível ação judicial ou pedido de indenização contra a empresa administradora do shopping. Segundo Antônio Lerin, que possui uma loja no mall, mesmo passando por momentos difíceis os lojistas acreditam na recuperação do empreendimento. “É um momento de diálogo tanto por parte da diretoria da associação como pela administradora do shopping, pelo próprio grupo de empresários proprietários do shopping, precisamos de diálogo e união, porque nosso objetivo maior é manter o shopping de portas abertas gerando empregos e ajudando na economia da nossa cidade”, disse o lojista. Segundo Lerin, são mais de mil empregos diretos e indiretos gerados no shopping.

Impasse

A Cemig informa que suspendeu o fornecimento para o condomínio do Praça Uberaba Shopping no dia 10 de junho. A ação foi tomada em consequência de decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que suspendeu a liminar que mantinha a energia do shopping ligada. Além das pendências com a Cemig, existe uma determinação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da qual o Praça Uberaba Shopping é participante, para suspensão do fornecimento de energia ao centro comercial.

A Cemig informa que até o momento não recebeu qualquer proposta de negociação dos débitos por parte do cliente, e esclarece que está aberta à negociação.

A reportagem do Jornal da Manhã vem tentando constante contato com a assessoria de imprensa da administradora do empreendimento, porém não recebeu retorno. O espaço segue aberto à manifestação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Jornal da Manhã (@_jmonline)

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar