Chegou ao fim o período de concessão da Tusmil no transporte público. Com isso, as 106 linhas antes operadas pela empresa passam a ser exploradas por Ansal e Viação São Francisco. Em informe oficial, a Tusmil pediu “desculpas à população pelos transtornos” e agradeceu a paciência e a compreensão demonstradas nos últimos meses. A empresa atuou em Juiz de Fora por 60 anos.
Ainda no informe, a empresa reafirmou a deliberação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de transferir as linhas para o outro concessionário, “que tem absorvido os trabalhadores, sendo que a maioria já migrou”. Por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro) afirmou que “está ajuizando reclamações trabalhistas em face da Tusmil para cobrar as verbas rescisórias, tendo em vista que a empresa já declarou que não tem liquidez para pagamento”.
Processo de caducidade
O processo de caducidade em relação à Tusmil, decretado em junho deste ano, foi motivado por irregularidades identificadas pela Prefeitura, como o não cumprimento de viagens, a má qualidade dos ônibus e acidentes envolvendo coletivos da empresa. Desde o início de setembro, as empresas integrantes do Consórcio Via JF adquiriram cerca de 170 veículos zero-quilômetro visando a possibilitar a continuidade das operações do transporte público na cidade.
Confira o informe na íntegra
Após 60 anos de existência, a TUSMIL encerra suas atividades, e se despede da população de Juiz de Fora.
Como é de conhecimento geral, chega-se ao termo final do contrato de concessão da empresa, rescindido antecipadamente.
Apesar das adversidades enfrentadas – pandemia, passagem sem reajuste, desequilíbrio financeiro, dentre outros – todos os esforços e sacrifícios foram feitos de forma a manter a operação do serviço e honrar os compromissos, especialmente com os colaboradores, que jamais desistiram da empresa. A Tusmil, neste momento, presta a eles todas as homenagens e agradece pelo empenho e dedicação.
Por deliberação da PJF, as linhas já vinham sendo transferidas para o outro concessionário, que tem absorvido os trabalhadores, sendo que a maioria já migrou.
Nesta oportunidade, a família Tusmil renova o pedido de desculpa à população pelos transtornos, a um só tempo em que agradece a paciência e compreensão demonstrados nos últimos meses.
As informações são da Tribuna de Minas, associada AMIRT
Foto: Tribuna de Minas