Trabalhos de alunos de Jornalismo da Uniube são selecionados em exposição

Alunos do 7º período do curso de Jornalismo da Universidade de Uberaba (Uniube), Hiago Fernandes e Raiane Duarte, e as egressas do curso, Giovanna Hermice, Taína Oliveira e Débora Duarte, tiveram trabalhos selecionados na 20ª Exposição de Pesquisa Experimental da Região Sudeste. O evento acontece paralelamente ao 24º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (Intercom Sudeste), de 3 a 5 de junho, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Os trabalhos inscritos já estão entre as cinco melhores produções de todas as faculdades e universidades de Comunicação dos quatro estados da região Sudeste e, caso vençam a etapa regional, concorrerão no congresso nacional, a ser realizado em setembro, em Belém do Pará. Os projetos participantes são: a revista customizada “Coletividade” e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) “Além de Ver”, na modalidade Rádio, TV e Internet; “Litros de Luz – transformando realidades”, em Produção em Jornalismo Digital e o aplicativo “Na Rede Araxá”, na modalidade Comunicação e Inovação.

A revista customizada “Coletividade” é um trabalho dos alunos Hiago Fernandes e Raiane Duarte, produzido nas disciplinas de Métodos da História de Vida e Planejamento Gráfico em Jornalismo. A atividade interdisciplinar é um produto em prol do respeito à figura do catador de materiais recicláveis produzido com base em suas histórias de vida. O recorte propõe, ao leitor, uma aproximação dos relatos reais das trajetórias dos catadores e das vivências no âmbito das cooperativas. A proposta é quebrar estereótipos e eventuais preconceitos por meio da leitura.

O webdocumentário “Além de Ver”, retratando a história do Instituto de Cegos do Brasil Central, que agora tem o seu primeiro presidente cego, mostra a deficiência visual de maneira positiva, com relatos de histórias de superação colhidos pela recém-graduada Giovanna Hermice. A também egressa Taína Oliveira participa com “Litros de Luz – transformando realidades”, um webdocumentário, que relata a história de um uberabense que desenvolveu projeto de iluminar casas com garrafas pet. Atualmente, o projeto faz parte de uma organização mundial que ampliou a ideia e a está utilizando com fotocélula. O aplicativo e o site “Na Rede Araxá”, da ex-aluna Débora Duarte, foram desenvolvidos para acompanhar os jogos de futebol da liga amadora de Araxá e são voltados principalmente para o empreendedorismo. 

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento entre alunos, professores, pesquisadores e profissionais atuantes no mercado da comunicação.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar