Sindicato Rural local vai sediar o I Encontro de Produtores de Pitaya

A fruta que é popularmente chamada de fruta-dragão, por causa da sua aparência, é originária do México e de países da América Central e, devido a boas perspectivas de mercado, a pitaya tem ganhado espaço no Brasil. Em algumas regiões do país, principalmente no Nordeste, já é possível encontrar lavouras, mas ainda existe mercado a ser conquistado para quem quer investir na cultura.

“A iniciativa foi do vereador Kaká Carneiro, preocupado com a sobrevivência dos pequenos produtores, e que teve a nossa adesão imediata. O SRU enxerga nesta cultura uma oportunidade de permanência do pequeno produtor no campo, por ser uma cultura de alto valor agregado e que tem uma boa tendência de ser desenvolvida pela Agricultura Familiar. Por estarmos em uma localização privilegiada, Uberaba pode ser um grande celeiro de produção e escoamento desta cultura.”

Através do incentivo do vereador Kaká Carneiro, o Grupo de Produtores de Pitaya do Brasil e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba se uniram para promover o 1º Encontro Nacional de Produtores de Pitaya. O evento está programado para os dias 16 e 17 de março, com apresentações de palestras e dia de degustação/sensorial. As vagas são limitadas e a inscrição custa R$30.

Entre os temas, os participantes conhecerão sobre a produção de pitayas, seus nutrientes, as variedades e a viabilidade produtiva e de negócio da cultura. No dia 17 as atividades serão na Fazu e especialistas responderão às dúvidas dos participantes que poderão ainda degustar e fazer uma avaliação sensorial de novas variedades e híbridos de pitayas.

“Este evento tem como objetivo principal tornar realidade aos produtores rurais da região uma oportunidade de ganho em que ele, com a família, terá a possibilidade de garantir um ganho significativo/rentável e que proporcionará a permanência do homem do campo em suas origens, porém mantendo a qualidade que necessitam para viver felizes”, explica Sebastião Almeida, promotor do evento. Ainda segundo Almeida, ao final deste encontro o participante terá mais conhecimento sobre a cultura que mudou a vida de produtores da região Sul do país, grande parte do interior de São Paulo, parte da região Norte do Brasil e, agora, está chegando ao Triângulo Mineiro. Essa é uma oportunidade de ganho considerável para quem acreditar e fizer um pequeno investimento na propriedade.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar