Sessão Pipoca indica filmes e séries sobre tecnologia

Algoritmos, Era dos Dados, Inteligência Artificial, ChatGPT, metaverso… 

Como você tem acompanhado tudo isso eu não sei, mas que tal uma linha do tempo com os melhores filmes sobre o assunto? Essa é a proposta hoje: Filmes para te situar na linha do tempo da tecnologia.

O jogo da imitação

O filme retrata a história do cientista Alan Turing, que é considerado pai da computação por ter pensado o primeiro computador da história da humanidade, em 1936, quando a ideia de uma máquina inteligente ainda era considerada loucura.  Antes de concretizar sua teoria, Alan enfrenta conservadores que não acreditavam que aquilo que ele estava propondo poderia mesmo acabar com a guerra.

Piratas do vale do silício

Em Piratas do Vale do Silício, Bill Gates e Steve Jobs são retratados como dois jovens ambiciosos e brigões. Aqui a gente conhece a história da Microsoft e da Apple, dois projetos que queriam levar a tecnologia para pessoas comuns através de um modelo de computador que pudesse ser usado em casa, como uma máquina doméstica simples e revolucionária. O objetivo foi alcançado, né? É interessante ver como tudo aconteceu.

Coded Bias

As tecnologias são aliadas na luta por justiça social ou são apenas ferramentas que reproduzem comportamentos dominantes? O documentário Coded Bias trás algumas respostas sobre esse questionamento que é sempre polêmico. O ponto de partida é a descoberta da pesquisadora Joy Buolamwini. Empolgada em realizar um projeto acadêmico, que era uma espécie de ‘espelho inspirador’, onde os rostos seriam substituídos por filtros divertidos e encorajadores, Joy descobriu que os algoritmos de identificação facial do software que ela usou não identificavam rostos negros, como o dela. Será que estamos criando ferramentas que reforçam problemas sociais? Vale a pena assistir para saber mais. 

O Futuro

Para fechar, a série O Futuro projeta algumas mudanças a partir de tecnologias que já usamos e serão aprimoradas ou outras que estão sendo desenvolvidas agora, no presente. É uma série documental, o que deixa o assunto mais interessante a medida em que entendemos que tudo que está sendo dito é realmente possível de acontecer.  Cada episódio trata de um assunto, um deles fala sobre a morte. Esse é bem interessante. Já pensou como as sociedades vão lidar com a morte daqui uns anos? Isso é uma questão porque, diferente do corpo físico, os dados gerados pelas pessoas não deixam de existir depois que elas morrem.

Pesquisar