Sessão Pipoca indica filmes e séries sobre astronomia

Você conhece algum astrônomo ou astrônoma brasileira? Ah eles existem aos montes e fazem descobertas importantes e reconhecidas em todo o mundo. Em fevereiro deste ano, por exemplo, um grupo liderado pelo doutor no assunto, Bruno Morgado descobriu um anel planetário com órbita menor do que o limite estabelecido por uma teoria criada há mais de um século. A descoberta ainda vai passar por diversas análises, mas o fato é que isso pode desbancar uma teoria que guiava os estudos científicos sobre anéis planetários até então e, isso foi descoberto por um grupo de pesquisadores brasileiros. Chique, né?

Mesmo que pareça distante, a astronomia está mais perto do que imaginamos.

Veja alguns filmes que podem te ajudar a imergir no assunto:

Interestelar

Ganhador do Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais, a história retrata um futuro distópico onde os recursos fundamentais para sobrevivência, como a água e a fertilidade do solo, estão cada vez mais escassos. Por isso, existem muitos investimentos para descobrir se há outro planeta habitável para os humanos. É nesse contexto que vive o protagonista Cooper, um pai solo e amoroso que deixou a profissão de piloto e foi para o campo construir uma vida mais saudável com os filhos. Mas quando surge a oportunidade de viajar para o espaço, ele não nega o chamado e encara todas as questões sentimentais, acreditando que aquela é a melhor escolha que pode fazer em nome da família.

Gravidade

Na história, um astronauta e uma engenheira têm a missão de consertar o telescópio Hubble, até aí tudo certo, já que os dois são experientes no assunto. Mas quando estão perto de conseguir isso, um míssil russo enviado para destruir um satélite causa uma chuva de destroços que atinge a nave em que eles estão. Resultado: Eles ficam à deriva no espaço, sem contato com a Terra e sem recurso para continuarem vivos por muito tempo. Estrelado por dois gigantes do cinema, George Clooney e Sandra Bullock, eles conseguem transmitir o estado emocional dos personagens e isso é o que faz o filme ser o que é.

WALL-E

O planeta foi completamente tomado pelo lixo e os humanos que restaram recorrem a uma grande nave para viver em segurança. Mas ainda há esperança de que tudo retorne à normalidade, graças à ajuda de robôs que trabalham incansavelmente para limpar a Terra. Wall-e é um deles e vive solitário em sua missão, mas tudo pode mudar com a chegada de Eva, um modelo inovador do robô.

A vida em Outros Planetas

Quatro episódios buscam materializar, através das leis naturais do planeta Terra, como seria a vida em quatro realidades fictícias. A primeira hipótese apresentada é de um lugar com o dobro da gravidade da Terra, o que influencia diretamente no tamanho dos seres vivos e no comportamento deles. Outra hipótese é a vida em um planeta com um sistema solar diferente, que recebe luz em apenas um de seus lados.

Pesquisar