Nos últimos anos a indústria cinematográfica brasileira foi fortemente impactada pela pandemia e pelos cortes de investimentos públicos no setor cultural. Estreias foram adiadas e gravações paralisadas. Em contrapartida, mesmo com toda dificuldade, o período também foi marcado por produções de extrema qualidade.
Em 2021 uma pesquisa do Datafolha em parceria com o Itaú Cultural apontou que um terço da população ainda rejeitava filmes nacionais.
Se você ainda tem esse pé atrás com filmes e séries nacionais, o Sessão Pipoca te desafia a assistir qualquer uma das indicações desta sexta-feira!
Medida Provisória (Globoplay)
O filme fala sobre a questão racial no Brasil e da forma como o governo trata da situação em uma espécie de distopia. Negros, ou, como são chamados no filme “brasileiros de melanina acentuada” são deportados para países da África como uma medida para reduzir o racismo no país. A política foi apresentada como uma reparação histórica, algo bom para a população negra. Mas na realidade, o cenário é de violência e caos.
Sete Prisioneiros (Netflix)
Em busca de uma vida melhor, Mateus, um rapaz humilde de uma cidade pequena, e outros jovens aceitam trabalhar em um ferro velho em São Paulo. Porém, todos logo percebem que foram enganados e caíram nas mãos de um homem perigoso. Olhando para esse cenário, o rapaz decide se aliar ao patrão e sofre com conflitos morais internos e externos, já que seus amigos, que também caíram no mesmo golpe, não conseguem entender a motivação dele.
Irmandade (Netflix)
Cristina é uma moça respeitada e de origem pobre. Ela lutou para se graduar no direito e se tornar uma advogada de sucesso, mas uma história do passado volta a assombrá-la e a vida toma um rumo completamente diferente a partir daí. Seu irmão mais velho, Edinho, está preso e é o líder da maior facção criminosa de São Paulo. No início ela enfrenta dilemas morais para conseguir tomar as decisões que precisa, mas logo se acostuma e suas ambições se tornam mais importantes do que qualquer drama familiar.
Coisa Mais Linda (Netflix)
A jovem mulher e mãe Maria Luiza sai de São Paulo, rumo ao Rio de Janeiro à procura do marido, um homem poderoso a quem ela confiava seu futuro. No entanto, para sua surpresa, uma mulher sempre tão querida e cheia de privilégios, ela precisa enfrentar um abandono sem motivos aparentes: o marido fugiu deixando o negócio da família, um restaurante, à mercê do destino. A beira da falência, ela decide transformar o restaurante em um clube de música, algo muito ousado para uma mulher daquela época.