Seminário discute a educação ambiental na região

Seminário discute a educação ambiental na região
Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

 
 
 
 
 
Estimular as articulações entre os municípios e promover a participação de todos no processo de educação ambiental, como forma de sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente. Com este objetivo foi aberto, nesta quinta-feira (19), o 31º Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA). O município de Rosário da Limeira, distante 36 km de Muriaé, está recebendo o encontro. 
 
O ForEA é uma iniciativa idealizada pelo Polo Regional da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (CIEA MG ZM) e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e já foi realizado em diversas cidades da região. A CBA é uma das apoiadoras do fórum.
A Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato sediou o evento. A quadra coberta ficou lotada, com mais de 250 participantes entre educadores, alunos, autoridades, empresários e membros da população de Rosário da Limeira e de cidades do entorno. 
 
O prefeito de Rosário da Limeira, José Maria da Silva, abriu os trabalhos. Em seu discurso, ressaltou a importância da iniciativa para o debate das questões ambientais e aproveitou para parabenizar o trabalho da secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Montezano, em especial, pelos esforços na área de educação ambiental no município. 
 
A CBA foi representada pelo coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Comunicação e Responsabilidade Social, Elson Cristiano da Silva. Em seu breve discurso, Elson lembrou como a mineração está presente em diversos aspectos da vida de todos nós. “Está nos aviamentos, no transporte, na cobertura deste ginásio, nos remédios. Em resumo, a nossa vida está intimamente associada aos minerais”, disse. O representante da CBA ressaltou a atuação sustentável da empresa na região e as parcerias, citando o exemplo da iniciativa com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que realiza trabalhos de pesquisa em reabilitação ambiental, restauração florestal e conservação hídrica.
 
Elson enfatizou o compromisso da CBA com a atuação em projetos sociais voltados para a geração de renda, melhoria da educação e apoio à gestão pública. “O investimento social que realizamos na região é a prova de que construímos parcerias de valor, que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios da nossa área de atuação”, falou. Segundo Elson, investir na educação ambiental é um compromisso da CBA. “Quando acreditamos e investimos em educação ambiental, assumimos um compromisso importante, já que a prática não pode ir na contramão do que é ensinado”, concluiu. A empresa desenvolve na região, há 18 anos, projetos de educação ambiental que já beneficiaram mais de 70 mil pessoas na Zona da Mata.
 
Logo após a solenidade de abertura, ocorreu o Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata e Autoridades, conduzido pelo engenheiro florestal do IEF e presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), Renato Gomes. O espaço foi uma oportunidade de autoridades e gestores municipais responderem questões relacionadas ao meio ambiente e de educação ambiental na região. 
 
Programação
O fórum conta com duas programações distintas: uma voltada para os gestores municipais e autoridades da Zona da Mata e outra direcionada para o público infantil. 
O ForEA de Gestores, iniciado nesta quinta-feira, dia 19, acontece até o dia 21. A programação conta com palestras sobre percepção ambiental, uso dos recursos naturais, planejamento do uso da terra e de saneamento básico. Uma série de oficinas construtivas também estão previstas para o público.
Na próxima semana, nos dias 26 e 27/9, acontece o ForEA Mirim, com uma programação especial para as crianças e jovens do ensino Infantil, Fundamental e Médio, que vai contar com apresentações artísticas e culturais, gincana ecológica, oficinas, palestras, dentre outras. As atividades ocorrerão na Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato e na Escola Estadual Américo Duarte, em Rosário da Limeira.
No dia 21 acontecerá o Primeiro Pedal Pelas Águas do Brigadeiro, um passeio de bicicleta, com palestras e plantio de mudas de árvores em comemoração aos 23 anos do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
 

Fonte : CBA

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar