Semana da Luta Antimanicomial realiza ações de promoção da cidadania

 

Serão realizadas na cidade ações da Semana da Luta Antimanicomial. O movimento é engajado pela Secretaria Municipal de Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Fundação Gregório Baremblitt (CAPS Maria Boneca). Na quinta-feira (15), o “II Fórum (Há) Braços, (Há) Lutas” abre as atividades, no auditório Turmalina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na rua Vigário Carlos, 100 – Abadia.

O fórum começa às 8h, com a mesa redonda “Caminhos da Luta, Saúde Mental e Direitos Humanos”. A atividade será conduzida pelo Dr. Jorge Baremblitt do CAPS Maria Boneca, Promotora de Saúde, Drª. Cláudia Alfredo Marques Carvalho e o Diretor de Atenção Psicossocial em Uberaba, Sérgio Marçal.

Segundo Sérgio Marçal, a semana é “um movimento em defesa do direito das pessoas com transtornos mentais, tais como direito ao cuidado, à autonomia, é uma forma de promoção à cidadania, ocupação da cidade e inclusão social”.

Também será inaugurada, às 11h, a exposição de arte “Harmonia à Flor da Pele” produzida por usuários do CAPS Maria Boneca no Museu Memória Viva da UFTM (no Centro Educacional). A exposição ficará até o dia 31 de maio e irá transitar por outros locais da Universidade.

Já na quinta-feira (16), às 13h, é realizada a oficina terapêutica “Esquizodrama” com as psicólogas Maria de Fátima Oliveira, Raquel Martins Andrade e Camila Leite, todas do CAPS Maria Boneca. O local é na sala 101 do Centro Educacional da UFTM, localizado na av. Getúlio Guaritá, 159 – Abadia.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (17), às 8h30 será realizada a Passeata da Luta Antimanicomial com concentração na Fundação Gregório Baremblitt (CAPS Maria Boneca), localizada na rua Capitão Domingos, 418 Abadia.

Por JM Online – Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: