A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo convocou uma reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) para o dia 27 de julho, às 14h, com o objetivo de discutir a portaria que trata da proteção em nível estadual da Serra do Curral. A reunião acontecerá na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
A principal pauta é a portaria 22/2022, editada em 19 de junho de 2022, que determina que fica sob proteção provisória do Iepha o perímetro da Serra do Curral.
De acordo com o texto, “o ato protetivo deverá ser submetido ao Conep. Para a efetivação da proteção provisória da área devem ser observadas as seguintes diretrizes: preservar a estrutura geológica que compõe a borda norte do Quadrilátero Ferrífero, preservar e garantir a moldura paisagística da Serra do Curral nos três municípios envolvidos; preservar a paisagem a partir de pontos notáveis de visualização; e manter sua morfologia e relevo”.
As determinações propostas devem valer até o fim do processo de tombamento da Serra do Curral, medida que é considerada fundamental por entidades ambientalistas para evitar a instalação de atividades minerárias na região da serra.