O ano escolar 2018 teve início na manhã desta quinta (1), com a tradicional Aula Inaugural na escola Municipal José Dias Bicalho Filho, em Santana do Paraíso. Dessa vez a aula teve como diferencial a distribuição dos profissionais da educação em grupos, onde participaram de oficinas específicas ao ano/série escolhido pelo professor. A proposta da prefeita foi proporcionar aos educadores um momento de capacitação como subsidio de suas ações em sala de aula.
A prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, está com grandes expectativas para o ano escolar e letivo 2018.
Além dos professores, as oficinas preparatórias do ano escolar foram oferecidas aos pedagogos, Auxiliares de Serviços Gerais e diretores de Escola, com temática voltada para a prática da função. A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso e o Sistema Aprende Brasil garantiu a realização das capacitações.
Acreditamos na capacidade dos nossos profissionais da Educação e investimos no potencial deles, além de abrir as portas do governo para uma gestão democrática e participativa onde recebemos professores, e o sindicato representativo da classe para importantes discussões com objetivo de buscar melhorias para a classe, reforça a prefeita.
Um novo encontro com os representantes da classe para ampliar as discussões em torno do reajuste salarial e outras demandas, será agendado em breve. A prefeita garante que o governo tem buscado meios possíveis e legais para atender aos anseios da categoria, apesar da grave crise financeira que o município e o país atravessam.
Após ampla discussão e planejamento, unidades escolares trabalharão de acordo como o Calendário Escolar 2018, elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. O primeiro dia de aula será na segunda-feira (5).
O ano de 2017 foi marcado por conquistas, como a redução da carga horária dos pedagogos, melhorias nas unidades escolares, aquisição de equipamentos e móveis, investimento em material pedagógico, capacitação, apoio e execução de projetos. Agora, o governo trabalha para que 2018 seja um ano de crescimento no setor educacional.