SAMU Regional começa a sair do papel

Divulgação

Após o encontro prefeitos conheceram a Central de Regulação instalada em Ipatinga

A primeira reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (Cisvales) em 2018, realizada na manhã desta terça-feira (16) no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, em Ipatinga, discutiu questões importantes para a saúde regional.

A partir do mês de fevereiro, será iniciada a implantação do sistema de telefonia (192) em 14 municípios consorciados, para atendimento de urgência e emergência. A regulação das chamadas será feita pelos profissionais do SAMU na Central de Ipatinga. Outra questão é o início das capacitações promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), também de Ipatinga, para técnicos das Secretarias de Saúde das cidades consorciadas. As ações marcam, efetivamente, o início da organização técnico-operacional dos municípios para a implantação do SAMU Regional. As capacitações terão custo zero para os municípios.

O presidente do Cisvales e prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, reforçou a importância de um trabalho com credibilidade e transparência para o alcance de resultados efetivos na implantação do serviço no Vale do Aço e microrregião de Caratinga.

Na mesma assembleia, cinco municípios confirmaram adesão ao Cisvales: Imbé de Minas, Vargem Alegre, Dionísio, Naque e Pingo d’Água.

o secretário-geral do Consórcio e prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, reforçou a importância do NEP que irá contribuir no treinamento dos profissionais da saúde. “O que começamos aqui já é uma etapa do serviço assegurado pelo Cisvales. Os trabalhos do SAMU Regional para benefício dos municípios pactuados já começaram”, reforçou.

Economia

Em sua fala, o coordenador do SAMU de Ipatinga, Tiago Tessaro, salientou que “com a transferência da Central do SAMU de Ipatinga para dentro das dependências do Hospital Municipal gera-se uma economia de infraestrutura aos municípios consorciados de aproximadamente R$ 2 milhões. Assim como o treinamento que será realizado pelos profissionais do SAMU de Ipatinga, através do Núcleo de Educação Permanente, irá poupar cerca de R$ 800 mil dos cofres das cidades pactuadas. Tudo isso demonstra o empenho da atual diretoria do Cisvales para estruturar a rede de assistência de urgência e emergência com contenção de gastos e resolutividade”, pontua.

Escolas

Outro projeto a ser desenvolvido no Território Vale do Aço e microrregião de Caratinga é o SAMU nas Escolas. Em Ipatinga, no ano passado, mais de 1.700 adolescentes de 17 escolas do município foram instruídos sobre a importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, quando acioná-lo, os perigos dos trotes e as técnicas de primeiros-socorros.

Ao final da reunião realizada nesta terça-feira, os prefeitos participantes da assembleia do Cisvales percorreram as novas instalações do SAMU de Ipatinga onde já funciona a Central de Regulação.


Encontrou um erro? Comunique: [email protected]

Pesquisar