Samu e Corpo de Bombeiros formalizam cooperação técnica nos atendimentos

Após quatro anos de tratativas, o Corpo de Bombeiros (CB) estabeleceu parceria de cooperação técnica com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A medida foi formalizada com a assinatura de documentos e garante maior agilidade no socorro à população. 

Lideranças dos dois órgãos já realizaram, inclusive, a primeira reunião para alinhar detalhes sobre rotinas de procedimentos, que contou com a participação da enfermeira Ângela, responsável do Samu; Anderson Passos, comandante do Corpo de Bombeiros em Uberaba; tenente Resende, major Nelson e Ana Paula, coordenadora do Samu Uberaba.

Segundo Passos, esta regulação médica vinha sendo feita de maneira colaborativa, mas agora estabelecido formalmente traz maior segurança jurídica aos procedimentos realizados e atende o que preconiza o Ministério da Saúde. “A portaria 2.048 prevê que todo atendimento de saúde prestado à população tenha regulação médica. Ou seja, um médico tem que avaliar a chamada pelo relato do paciente, se vai enviar uma ambulância, se vai mandar a motocicleta ou o helicóptero”, aponta. 

De acordo com Passos, como o CB não possui médicos e enfermeiros para esta finalidade, quando os bombeiros são acionados há o envio de uma ambulância, que faz a avaliação da vítima no local da chamada. O que se trata de uma avaliação secundária, porém, Passos destaca que futuramente a avaliação será primária. “O próximo passo será redirecionar as chamadas ao médico do Samu, para fazer a avaliação primária. A partir da avaliação do médico, enviaremos a unidade socorrista mais adequada. Então, é um ganho nos atendimentos”, revela.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar