Saiba como recorrer as multas de trânsito

As infrações de trânsito sempre são uma dor de cabeça para os motoristas, pois as multas não são nada baratas e os pontos na carteira também não. Muitas vezes você pode perder a habilitação por conta das infrações. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Setran), o excesso de velocidade é uma das principais causas de infração no país. Mas as vezes acontece das infrações serem aplicadas com erros, ou até mesmo de forma indevida e nesta matéria vamos te ajudar a recorrer sobre elas.

O acúmulo de pontos pode gerar suspensão da CNH, por isso que, é importante recorrer o mais rápido possível. Pois quanto mais rápida a solicitação de recurso for feita, menor a chance de perder o documento, já que o prazo para reverter ou cancelar a penalidade é de até 30 dias a partir da data em que foi recebida.

Então vamos lá, como recorrer sobre as multas. É importante atentar-se ao órgão que vai recorrer. Algumas multas não são de responsabilidade do Detran, já que esse é de responsabilidade do Estado. Por isso, é necessário confirmar qual foi o órgão regulador para não se atrasar ou perder o prazo por ter encaminhado a defesa para a entidade errada.

Para recorrer você precisa ter em mãos os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação;  Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo digital (CRLV-e); Documento de identificação pessoal do condutor ou do procurador; Requerimento para Recurso de Multa; Notificação da Penalidade ou multa por Infração à Legislação de Trânsito (MILT); Outros documentos comprobatórios. Além disso, é importante ter alguém especializado com você para recorrer, pois caso tenha erro você terá que pagar a multa.

Foto: Freepik

Pesquisar