Rótulos de produtos alimentícios devem se tornar menos confusos

Foto/Reprodução
 
Instituto de Defesa do Consumidor prevê que embalagem estampe alertas separados, indicando a presença de substâncias
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisa mudanças nos rótulos de produtos alimentícios. O modelo atual, considerado por especialistas como confuso e pouco informativo, deverá ser substituído para permitir que o consumidor saiba, de fato, o que está levando para casa. A Vigilância Sanitária de Uberaba está acompanhando esta análise. 
Para muitos, as informações inseridas no rótulo de um produto não são nada fáceis de compreender, além de ter dificuldade com o significado de algumas palavras, o tamanho da letra também causa problemas. De acordo com a fiscal da Vigilância Sanitária de Uberaba, Patrícia Vanessa Vieira de Matos, o rótulo deve ter informações básicas, como o nome do produto, data de validade, ingredientes, informações nutricionais, a existência de glúten e lactose, entre outras questões.

“Todas as informações já estão definidas pela Anvisa e são obrigatórias. Mas no final do ano passado, a Anvisa lançou consulta pública específica para suplementos alimentares e, por isto, pode alterar os rótulos. Expor informações mais claras na parte frontal do produto de forma legível”, ressalta a fiscal da Visa.

Patrícia de Matos revela que ainda há muito que avançar como, por exemplo, no caso dos refrigerantes. Não é nada fácil visualizar a data de validade, que precisa estar legível, além disso, algumas informações são colocadas na tampa e as letras são pequenas e as pessoas não conseguem ler. Patrícia destaca também que existem informações difíceis de compreender. “Para se ter ideia, muitos não sabem diferenciar o que é um produto light e diet”, reforça.

Para finalizar, a fiscal da Vigilância Sanitária de Uberaba lembra que as informações inseridas no rótulo são muito importantes, pois pode levar à morte de uma pessoa que tenha alergia forte a um determinado ingrediente que não foi informado.
 

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar