Reinauguração dos bustos da Princesa Isabel e Mãe Preta marca o 13 de Maio

Foto/Sandro Neves

Busto da Mãe Preta, que sofreu com a ação de vândalos e foi restaurado, será reinaugurado hoje, Dia da Abolição da Escravatura

Bustos da Mãe Preta e da Princesa Isabel, que sofreram ação de vândalos, serão reinaugurados hoje, 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura. Durante todo o domingo serão realizados eventos em torno da data e, além das reinaugurações, que estão marcadas para as 10h e 11h30, também acontece o tradicional desfile do fitão dos grupos de congadas, moçambique, afoxés e vilões.
Ao todo serão 19 ternos de Uberaba, entre eles de congada, moçambique, vilões e afoxé, e ainda quatro de Uberlândia, Sacramento e Araxá, de congada e moçambique. Conforme a programação, o ponto de encontro será o mesmo, na rua Tapajós, no bairro Mercês, em frente da residência da família Mapuaba, para saudação da festeira. O grupo sairá do local com o fitão rumo à praça da igreja Santa Teresinha, para participar da reinauguração do monumento da Princesa Isabel, prevista para as 11h30.
Vale ressaltar que, antes, às 10h, será realizada a reinauguração do busto da Mãe Preta, na praça Comendador Quintino, em frente do Grupo Brasil. Serão realizadas atrações para o público em geral, com apresentações artísticas.
Retornando à praça da igreja Santa Teresinha, logo após a reinauguração, as atividades dos grupos de congada, moçambique e vilões continuam. De acordo com a diretora de Cultura da Fundação Cultural de Uberaba, Elisabete Cardoso, será realizada a Missa dos Cativos. Para fechar a noite, acontece o baile no salão da Unidade de Atendimento ao Idoso, com a coroação dos festeiros de 2019 pelo prefeito Paulo Piau.
“Para nós, este é um momento muito importante, uma tradição de fé. Além da dança, do folclore, temos a parte religiosa, que nos mantém firmes dentro desse propósito que é a comemoração. Levamos em consideração os nossos antepassados. E, além disso, é uma tradição que vai sendo transmitida aos filhos. Na minha família, por exemplo, ensinamos às crianças a história, a cultura, a importância que tem essa celebração”, explica.
Além das celebrações específicas do “13 de Maio”, estão acontecendo durante o mês outras atividades, como apresentações artísticas, debates e palestras, que serão realizadas até 19 de maio.

Postado originalmente por: JM Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar