Acordo só vai acontecer se houver redução de custos
A Rede Globo voltou a negociar com o Liberty Media, dono dos direitos comerciais da principal categoria do automobilismo, sobre a renovação dos direitos de transmissão da Fórmula 1. A emissora já transmite a modalidade há 39 anos e não queria perder o contrato, mas por questões financeiras, a Globo tinha desistido da renovação.
Em agosto deste ano, a Rede Globo se pronunciou afirmando que não transmitiria mais a Fórmula 1 no Brasil. Após a recente desistência da TV Cultura de São Paulo e da MotoGP, a possibilidade da emissora carioca de seguir transmitindo as corridas em 2021 é cada vez mais concreta.
O Liberty Media entende que apenas a Globo tem condições estruturais e financeiras para exibir as corridas em Tv aberta. Porém, a emissora afirmou que está insatisfeita com os valores cobrados pela administradora, que seria de US$22 milhões, próximo de R$120 milhões, e agora buscam uma negociação favorável para as duas partes. Caso não haja acordo com nenhuma emissora para Tv aberta, a plataforma streaming F1TV estará disponível aos brasileiros a partir do ano que vem.
A Globo transmite Fórmula 1 desde 1981 de maneira constante. Mais recentemente, o SporTv, que também é do Grupo Globo, passou a televisionar a modalidade. O Brasil é um dos poucos países que ainda transmitem a Fórmula 1 em Tv aberta. Em lugares como Europa, por exemplo, está acontecendo a transição dos canais abertos para fechados.