Projeto desenvolvido na Escola Antônio Welerson valoriza a realidade dos alunos

Aconteceu na tarde da terça feira, 10 de dezembro, o encerramento do Projeto “Pelos nossos olhos, nossa realidade” desenvolvido, desde o mês de agosto, por alunas dos Cursos de História e Pedagogia, juntamente dos alunos do 4º e 5º anos da Escola Estadual Antônio Welerson em Manhuaçu.

O Projeto está inserido no PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, tendo como principal objetivo a divulgação da realidade social dos alunos através da exposição dos seus desenhos, pinturas, poemas e músicas, com os mais variados temas. “Estamos encerrando o projeto com o tema ‘pelos nossos olhos, nossa realidade’, onde os alunos estão demonstrando a realidade deles através do desenho, do poema, do teatro, da música e levando essa realidade até mesmo aos familiares que desconheciam. Foram feitas exposições na escola para cada professor, cada pai, conhecer melhor tanto seu filho quanto aluno. Dessa forma, incentiva a leitura, a escrita e diminui a evasão escolar”, conta a coordenadora do PIBID em Manhuaçu, professora Lidiane Hott.

A Escola Estadual Antônio Welerson está situada próximo ao bairro Santana e conta com diversos alunos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Lidiane, o projeto visa valorizar os alunos e mostrar que eles são capazes. “Os alunos estão se sentindo mais importantes, saindo no jornal, expondo os desenhos, o simples ato de colocar o nome no final da folha e expor para a sociedade, como a gente também já expôs na praça, eles estão se sentindo mais valorizados. Pensam ‘eu consigo desenhar, eu consigo me expressar’ e eles estão sendo ouvidos. Aqueles desenhos que tinham um ar de violência, encaminhamos aos psicopedagogos, estamos fazendo acompanhamento com os pais. Eles estão sendo incentivados e estão se sentindo mais valorizados”.

O PIBID é uma proposta de valorização dos futuros educadores durante seu processo de formação, é como um estágio dentro dos cursos de licenciatura. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior em parceria com as redes de ensino.

“O projeto visa mostrar para a sociedade como as crianças veem a realidade em volta delas e trazer isso para a escola, para que ela consiga ter um pouco de aconchego e fazer da escola um incentivo, para que essas crianças tenham um local para que ela possa crescer e ser uma pessoa melhor, ter melhores condições de vida. Na carreira profissional a gente aprende com a realidade dos alunos, as vezes é até complicado para trazer uma atividade, um desenho porque são realidades múltiplas dentro de uma única sala e cada um quer mostrar de uma forma e o projeto traz a possibilidade para que essa criança se sinta vista pela escola e pela sociedade”, conta a bolsista Cristiane Rodrigues.

A também bolsista Thamiris Rodrigues reforça a utilização de temas do cotidiano como lazer, família, escola. “Nós, como futuros educadores, e a professora que esteve presente a todo momento na realização do projeto, conseguimos observar o que os alunos fazem a partir do momento em que eles saem da escola, como é o convívio deles em casa, com os pais, a visão deles da escola e o que eles querem para o futuro. Vimos alunos que querem mudança na educação, que a realidade deles influencia dentro da escola, então foi um campo de estudo muito amplo para nós como educadores. Acredito que o projeto, além de ser muito importante para as crianças, foi de extrema importância para nós educadores nesse início da nossa caminhada”, pontua.

João Vitor Nunes – Tribuna do Leste

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

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