Produção de mel no Norte de Minas aumenta 20% durante a pandemia

Além do aumento na produção, as novas tecnologias e boas práticas possibilitaram a venda do produto por um valor mais justo

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, a produção de mel no Norte de Minas aumentou 20%. O salto é decorrente das novas tecnologias, das mudanças nas rotinas de trabalho e da certificação da agroindústria. Com o manejo mais adequado, a qualidade e as vendas do produto na região aumentaram.

Com isso, os apicultores da Associação Rural Apícola de Januária (Arajan) reduziram as perdas na entressafra e cresceram significativamente os enxames, introduzindo rainhas melhoradas geneticamente.

As ações e investimentos na área foram possíveis por conta do projeto Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), da Emater-MG com a Assessoria Empresarial em Apicultura, que ainda envolve diversos parceiros. A iniciativa ficou em primeiro lugar no prêmio MelhorAção 2020, promovido pela empresa.

As instituições unidas por meio do projeto têm o objetivo de melhorar a gestão e os processos produtivos da associação. O trabalho em conjunto teve início em 2018. Profissionais da Emater-MG contaram que além de melhorar a qualidade do mel produzido, a iniciativa ainda possibilitou a venda do produto por um valor mais justo.

Durante o ano de 2020, o número de associados da Arajan também aumentou. Atualmente, o grupo produz em média 50 toneladas de mel por safra. Com a ajuda do projeto Ater, a agroindústria ainda recebeu a certificação sanitária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Foto: Pixabay

Pesquisar