Refugiado sírio recebe diploma de universidade irlandesa e agradece com história inspiradora

Um jovem refugiado da Síria viralizou após contar um pouco da sua história na plataforma profissional LinkedIn. Em agradecimento à sua formatura, Osama Abou Hajar, de 27 anos, criou uma linha do tempo com os acontecimentos de 2011 a 2021 e agradeceu à todos que fizeram parte da longa jornada.

Em 2011, Osama iniciou o curso de engenharia elétrica, na Universidade de Alepo. No ano de 2013, o estudante fugiu da Síria, com a família, depois de viverem três anos de guerra. Em 2014, a família se mudou para a Irlanda com o apoio do programa de reassentamento do Alto Comissariado das Nações Unidas.

Falando o mínimo do inglês, Osama se matriculou, em 2015, em um curso de programação de computadores na Escola de Negócios de Dublin. No próximo ano, ele conseguiu ser aprovado para o curso de engenharia de software no Instituto de Tecnologia de Carlow.

“Fomos o primeiro grupo sírio a vir para a Irlanda. Quando cheguei, sabia algumas palavras em inglês, mas nunca havia pronunciado. Mas eu tinha um objetivo na cabeça: entrar na faculdade e conseguir um emprego em uma grande empresa”, disse ele a um jornal local.

No decorrer da linha do tempo, Osama conta que em sobreviveu à Covid-19 e conseguiu completar os testes finais para a graduação. O diploma veio em novembro de 2020 e o emprego chegou logo em seguida, quando ele foi aprovado para trabalhar na Ericsson, uma das líderes mundiais no setor de telecomunicação.

Inspiradora história, né? Junto com a publicação, o jovem também divulgou duas fotos: uma de quando ele vivia na guerra síria, e outra dele segurando o tão sonhado diploma! Um grande vencedor!

Foto: Reprodução/LinkedIn

 

%d blogueiros gostam disto: