Procon Manhuaçu orienta sobre as compras na Black Friday

Nesta semana teremos a realização da Black Friday Brasil, uma campanha anual de vendas que oferece descontos nos mais diversos segmentos de mercado, seja moda, itens para casa ou eletrônicos.

Valores mais baixos, facilidade em pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade são alguns dos motivos pelos quais os consumidores optam pelas “lojas virtuais”, mas é preciso atenção na hora da compra para evitar prejuízos com fraudadores e outros problemas.

Alex Barbosa de Matos

De acordo com o Coordenador-Geral do Procon Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “a principal dica para quem está pensando em comprar algo é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço”.

Alex Barbosa alerta, ainda, sobre fraudes no comércio eletrônico. “Outra dica importante é a fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais que está relacionada à clonagem de sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que ele pensa estar realizando a sua compra. Por isso, orientamos o consumidor a pesquisar as lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br e observar o nome e o endereço do site, no link que aparece na barra do navegador, que pode ser parecido, mas não é igual ao da loja oficial. O consumidor também deve ter muita atenção nas compras realizadas pelo Instagram. Existem perfis falsos na rede social”, ressaltou.

Outras dicas importantes

– Pesquise desde já, em diferentes lojas físicas e virtuais, os preços dos produtos que pretende adquirir durante a campanha;
– O consumidor que vai participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam destacados e claramente identificados por meio do selo “Black Friday”;
– Nesse período de promoções muitas lojas promovem descontos. Cuidado! Busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet e compre sempre em lojas com boa reputação;
– Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário;
– Atenção com a segurança! Sites clonados e perfil de loja falsa no Instagram são as principais fraudes;
– Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas no site, poderá reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta, a publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações claras sobre a empresa e o produto;
– Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados;
– Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito;
– Antes da compra, observe os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;
– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;
– Procure informações sobre características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;
– Os sites devem deixar claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”, que é o cancelamento no prazo de até sete dias;
– Ao confirmar a contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;
– Exija sempre a nota fiscal da mercadoria e guarde;
– A qualquer sinal de irregularidade, entre em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia.

As reclamações podem ser registradas pessoalmente na sede do Procon Manhuaçu, na Rua Monsenhor Gonzalez, 745 – Centro, Manhuaçu/MG. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

Postado originalmente por: Tribuna do Leste – Manhuaçu

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