Presépios de artesãos do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas ocupam o Palácio da Liberdade

A exposição faz parte da programação do Natal de Mineiridade

A partir da próxima terça-feira (6), a exposição “Uma Noite Sagrada – Presépios de Minas Gerais” estará exposta no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A exposição reúne presépios feitos por artesãos de cidades do Norte de Minas Gerais, incluindo a região do Vale do Jequitinhonha, locais onde o artesanato tradicional e a arte popular mineira são patrimônio cultural.

Todas as peças foram elaboradas com exclusividade para o evento e tem como matéria prima argila, fibras naturais, cabaça, ferro e materiais reciclados. Algumas também possuem técnicas tradicionais, como o bordado e o crochê. O subsecretário de Desenvolvimento Regional da Sede, Douglas Cabido, destacou em coletiva que, além de uma expressão de fé, arte e religiosidade, a exposição é também uma oportunidade de negócios, uma vez que toda exposição estará disponível para comercialização.

Após o período expositivo, que vai até 6 de janeiro de 2023, todas as peças estarão disponíveis para venda, que será realizada por meio do Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes. Desta forma, além de possibilitar o acesso a um acervo único e de afinidade universal, a mostra também cumpre com mais uma contrapartida do termo de Permissão de Uso do Espaço, que prevê atenção ao compartilhamento e difusão de bens artísticos do artesanato tradicional mineiro.

 

 

Foto: reprodução/Presépio do Pipiripau

Pesquisar