A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (5), uma mulher suspeita de aliciar os três brasileiros presos por tráfico internacional de drogas no aeroporto de Bangkok, na Tailândia. Um homem, de 26 anos, um jovem, de 23 anos e uma jovem, de 21 anos, estão em reclusão.
Entre os envolvidos, a jovem Mary Hellen Coelho Silva é moradora do Sul de Minas, da cidade de Pouso Alegre. O outro suspeito, Jordi Vilsinski Beffa é morador de Apucarana e o terceiro detido, Ricardo de Almeida da Rosa ainda não teve a cidade divulgada.
A polícia cumpriu dois mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão contra a suspeita, em Curitiba, todos eles foram expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal da Capital. As investigações sobre o caso ainda continuam pela Polícia Federal. De acordo com a PF, os dois homens detidos na Tailândia já haviam feito viagens internacionais anteriormente, com indícios que também transportavam drogas.
De acordo com o advogado de Mary Hellen, Telêmaco Marrace, a operação da Polícia Federal e a detenção da mulher suspeita de aliciar os três jovens, “abre caminho para extradição”. Até então, a defesa de Mary Hellen acredita que a jovem entrou como “mula” e não sabia da existência de drogas na mala. Segundo ele, a prisão da mulher confirma a versão da defesa.
Ainda de acordo com Telêmaco Marrace, em entrevista ao Portal G1 Sul de Minas, o crime teria acontecido ainda no Brasil, em Curitiba e, portanto, deve ser julgada no país de origem e não, na Tailândia.
Os investigados, de acordo com a polícia, devem responder por tráfico internacional de drogas e associação criminosa para o tráfico. As penas somadas podem chegar a 25 anos de prisão.