Pessoas em situação de vulnerabilidade social podem procurar o plantão de assistência da Prefeitura de Uberaba também aos finais de semana em caso de morte do ente querido. A informação foi repassada ao Jornal da Manhã, após questionamento de um leitor, de como a população poderia ter um respaldo nos finais de semana e também feriados.
“Se a pessoa morre em uma sexta-feira no fim da tarde, fim do expediente do município e na segunda é feriado e a pessoa e a família não está cadastrada na assistência social, mas se encontra em vulnerabilidade social. O que será feito?”, questionou.
Por nota, o município destacou que, durante os finais de semana e feriados, o serviço de acolhimento à família que perdeu seu ente querido é realizado por assistente social através do número de plantão (34-99698-6785), ressaltando que as famílias devem estar dentro dos critérios do auxílio funeral para serem atendidas. “Este contato é de conhecimento de entidades hospitalares e também funerárias”, confirma a prefeitura.
Ainda de acordo com o município, se a família não se encaixar nas diretrizes do auxílio funeral, mas se encontrar em estado de vulnerabilidade, pode assinar autodeclaração e utilizar a gratuidade oferecida, conforme Decreto da Sesurb. “Este serviço é oferecido no escritório do cemitério São João Batista. Dessa forma, o sepultamento será realizado e posteriormente procederá uma sindicância para verificar a veracidade das informações prestadas ao ente público, visando a resguardar o erário”.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba