Prefeitura de Rosário da Limeira é exemplo no combate a Covid-19 e apresenta baixo número de pessoas infectadas

Prefeitura de Rosário da Limeira é exemplo no combate a Covid-19 e apresenta baixo número de pessoas infectadas
O município tem 5 mil habitantes e desde o início da pandemia foram registrados 165 infecções
Centenas de medicamentos são ofertados todos os meses para a população de forma gratuita

Os moradores contam com uma policlínica e um PSF para a realização de atendimentos

Para o prefeito José Maria, desde o início da pandemia, vários investimentos foram realizados para conter a doença

Nos últimos meses, novos profissionais de saúde foram contratados para ampliar o atendimento à população

De acordo com o Sec. Municipal de Saúde, Izonel Doris, foram distribuídos kits de remédios para pacientes com síndrome gripal leve

De acordo com o vice-prefeito Niltinho, é importante que toda a população faça a sua parte

Foram dias difíceis e de muita luta. Assim Seu Salvador, de 60 anos e um dos primeiros a contrair a Covid-19 em Rosário da Limeira, relatou como foi vencer a doença. Ele está entre as 165 pessoas que foram infectadas pelo vírus desde o início da pandemia. Rosário da Limeira fica há aproximadamente 35 quilômetros de Muriaé e uma das cidades que registra, até o momento, um dos menores números de casos na região.

Um dos fatores que justifica os números baixos é o trabalho que a prefeitura municipal presta a toda a população desde março do ano passado, quando a pandemia chegou no Brasil e começou a fazer as primeiras vítimas.

A cidade que tem cerca de cinco mil habitantes, apenas três pessoas estão com o vírus ativo e nesse primeiro ano de combate a pandemia, registrou três óbitos. Todas eram mulheres idosas e apresentavam comorbidades. Para o prefeito José Maria, desde o início da pandemia, vários investimentos foram realizados, como por exemplo, na compra de medicamentos que são ofertados para a população de forma gratuita.

Atualmente Rosário da Limeira conta com uma Policlínica e um posto de saúde para atender a população. Recentemente novos profissionais foram contratados para realizar atendimentos médicos. Com as novas contratações, os moradores não precisam ir a outras cidades para serem atendidos. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Izonel Doris, as estratégias adotadas para melhorar o atendimento contribuíram  no controle da pandemia.

Ainda segundo o secretário municipal, outra estratégia adotada para conter o vírus foi a distribuição de kits de medicamentos em que contém  a ivermectina e azitromicina para todos os pacientes com síndrome gripal leve, independente de estarem com a covid ou não.

“A ideia deu certo. Os medicamentos ajudam a evitar que o vírus avance e comprometa o sistema respiratório dos pacientes”, informou o secretário municipal de saúde, Izonel.

Assim como todas as cidades mineiras, Rosário da Limeira segue na onda roxa e espera que nas próximas semanas, os números de casos positivos no estado voltem a abaixar e que os moradores voltem a normalidade o quanto antes.

 

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar