Podcast Contos das Gerais: conheça Ipatinga, a cidade do aço

Boas-vindas à Ipatinga, cidade localizada a 226 km de Belo Horizonte, situada no Vale do Rio Doce. O município conta com 164,884 km² e tem uma população estimada em 267.333 habitantes, conforme o IBGE de 2021.

História

Por meio dos séculos XVI e XVII, expedições ocorriam na região em busca de ouro e materiais de valor. Com a descoberta do ouro na Central Mineira, vilas e povoados cresceram nas terras que eram habitadas apenas pelos índios Botocudos. Com o passar dos tempos, a Coroa Portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce para evitar o contrabando de materiais preciosos. Na segunda metade do século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, pois para ele a terra tinha ouro para ser extraída. A via teve conclusão pouco tempo depois.

Os primeiros civilizados a chegarem até a região de Ipatinga e o atual Vale do Aço vieram em 1752, de Sant’Ana do Alfié, pela Serra da Vista Alegre. O grupo atravessou o Rio Piracicaba e tomaram posse de um terreno que ficou conhecido como Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas.

No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura de subsistência e a pecuária. Com a criação da estrada de ferro, em 1901, começaram a vir os primeiros habitantes da primitiva cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço.

Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região, além dos operários, viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Já em 1944, surgia na região a vocação da siderúrgica, pois foi inaugurada no hoje município de Timóteo a antiga Acesita – Companhia de Aços Especiais Itabira (atualmente Aperam). Oito anos mais tarde, uma delegação japonesa visita o então distrito de Ipatinga, sendo escolhido como sede da instalação da Usiminas, em 25 de abril de 1956, data que hoje é considerada como o dia oficial da fundação da empresa. Após muita luta, Ipatinga, em 1964, conseguiu sua emancipação de Coronel Fabriciano e se tornou uma cidade.

Turismo

Então meu caro viajante, Ipatinga te oferece de turismo, o parque das Cachoeiras, que nasceu de um ideal de Oduvaldo Molica em transformar uma área de aproximadamente 50 hectares, numa área de lazer aberta ao público. Ele foi inaugurado em 1980, o Parque recebe turistas de diversas cidades mineiras, estados e países que sempre se maravilham com o local.

Também tem o Parque Ipanema, que foi  projetado com o objetivo inicial de preservar a margem do Ribeirão Ipanema, sendo um dos últimos projetos do paisagista Roberto Burle Marx. O interior do parque abriga um playground para as crianças, o Parque da Ciência, quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de caminhada, ciclovias e anfiteatro.

Para quem gosta de ver os animais, Ipatinga tem o Zoológico da Usipa, que proporciona uma diversão em família e o contato com o mundo animal. Além disso, a cidade tem a atração do Congado do Ipaneminha, que foi criado em 1925 como um grupo de marujos formado somente por homens negros e com objetivo de pagar promessas religiosas. As apresentações ocorrem durante as festas do Divino Espírito Santo em agosto; Santos Reis em janeiro e de Nossa Senhora do Rosário em outubro.

Pesquisar