Aiuruoca é uma cidade localizada a cerca de 367 Km de Belo Horizonte e está localizada na região Sul de Minas Gerais. O município possui área de 649,680 km² e 5.949 habitantes, conforme o IBGE de 2021.
A região foi desbravada em 1692 pelo padre João de Faria Fialho, capelão dos bandeirantes. Porém, sua fundação oficial ocorreu em 1706 por João de Siqueira Afonso descobridor das Minas de Aiuruoca e fundador do arraial do mesmo nome, atraindo exploradores portugueses e paulistas.
Em 1717, foi inaugurada a Igreja Matriz da cidade, tendo, como seu primeiro vigário, o padre Manuel Rebelo até 1725. Em 1764, Aiuruoca foi visitada pelo governador Luiz Diogo e pelo doutor Cláudio Manuel da Costa, inconfidente mineiro então secretário do governo, na tentativa de conter os contrabandistas e os desvios do fisco real. A Vila de Aiuruoca passou à categoria de cidade com seu território desmembrado de Baependi em 14 de agosto de 1834. Aiuruoca pertenceu à comarca de Baependi por 20 anos.
A cidade tem como fundo a Serra dos Papagaios, onde se encontra o Parque Estadual da Serra do Papagaio. É um município privilegiado pela beleza natural e sua história.
Hoje, além de ser conhecida pelas festas religiosas, como a Semana Santa de Aiuruoca, celebrada desde 1717, tombada como patrimônio histórico municipal em novembro de 2010, a cidade também é famosa por suas paisagens naturais e cachoeiras, como a Cachoeira dos Garcias, Cachoeira Deus Me Livre, Cachoeira do Fundo, Cachoeira dos Macacos e a Cachoeira das Fadas.
Com informações do IBGE e da Prefeitura de Aiuruoca
Tocador de áudio