Pará de Minas é uma cidade localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Pertence ao colar metropolitano de Belo Horizonte e se encontra há cerca de 90 km da mesma. Ocupa uma área de 551,247 km², sendo que 9,9 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2018 era estimada em 93 101 habitantes.
A exploração da área do atual município é datada da segunda metade do século XVII, após a abertura de um ponto de parada para bandeirantes que transitavam pelas minas de Pitangui, tendo alguns se afixado no local. A construção da Capela Nossa Senhora da Piedade, no século XVIII, marcou o estabelecimento do arraial, que durante décadas se desenvolveu a partir da agropecuária de subsistência e foi elevado à categoria de distrito em 1846, emancipando-se em 1859. No decorrer do século XX, desenvolveram-se a indústria têxtil, o setor siderúrgico e as agroindústrias, tornando Pará de Minas como um dos principais polos estaduais da suinocultura e da avicultura.
Festivais como o carnaval da cidade (ParáFolia), a Cavalgada de Pará de Minas e a Fest Frango (Feira Estadual do Frango e do Suíno) destacam-se como alguns dos principais atrativos culturais de Pará de Minas, assim como as programações culturais da Casa da Cultura, do Cine Café e do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Presente no perímetro urbano, o Parque Bariri reserva espaços para caminhadas, descansos e lazer infantil. Na Serra de Santa Cruz, o a estátua do Cristo Redentor de Pará de Minas se tornou um dos principais marcos do município, inspirado no Cristo Redentor carioca.