A Páscoa, tradição marcada por celebrações religiosas e momentos em família, promete movimentar o comércio no período

A pesquisa “Intenção de Consumo para a Páscoa”, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, destaca um panorama otimista para o período. Em Belo Horizonte, 45,8% dos consumidores pretendem apresentar dados, com os chocolates mantendo sua posição como os itens mais desejados, representando 91,4% das intenções de compra. Entre os itens mais procurados estão os ovos de Páscoa industrializados (47%) e chocolates industrializados em geral (34,2%).
“Os chocolates continuam sendo o símbolo da Páscoa no Brasil. O destaque para produtos industrializados reflete a preferência por praticidade e variedade”, explica a economista Gabriela Martins, da Fecomércio MG.
O estudo também destaca que a maioria dos presentes será destinada a parceiros (31,1%) e filhos (29%). Além disso, 49,5% dos entrevistados pretendem gastar mais do que no ano passado, enquanto a outra metade planeja manter ou reduzir os gastos. A faixa de gasto médio estimada varia entre R$ 100 e R$ 300 para 62% dos consumidores.
“A busca por promoções e preços reduzidos será um dos principais atrativos para o consumidor neste ano. Os consumidores vêm tendo mais consciência em relação na hora de gastar, priorizando compras à vista e aproveitando promoções e preços reduzidos.”, completa Gabriela.
Uma pesquisa aponta que 51,6% dos consumidores pretendem pagar suas compras à vista, utilizando dinheiro ou cartão de débito. O Pix também aparece como uma alternativa crescente (8,7%). Além disso, metade dos planejados gastaram mais do que no ano passado, enquanto a outra metade pretende manter ou reduzir os gastos.
“Essa tendência de consumo consciente é positiva tanto para os consumidores quanto para o comércio. Ela demonstra um equilíbrio entre o desejo de celebrar os dados e a preocupação com a saúde financeira”, destaca a economista.
Em relação aos locais de compra, supermercados e hipermercados destacam-se como as principais preferências dos consumidores (39,8%), seguida pelas lojas de centros comerciais (32,3%). Além do consumo tradicional de chocolates, uma parcela de 4,7% dos consumidores planejam adquirir artigos religiosos. O feriado prolongado também deve contribuir para o turismo, com 10,9% da população planejando viagens, principalmente para lazer ou para visitar familiares.
Segundo Gabriela Martins, “esses dados são fundamentais para orientar os empresários do setor sobre as tendências e orientações do consumidor neste período tão importante para o comércio”.
Confira a pesquisa completa: