PCMG apura crimes de maus-tratos e resgata nove cães em Uberaba

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou, entre os dias 26 e 30 de maio, nove cães que viviam em situação de maus-tratos, em Uberaba, na região do Triângulo. Duas mulheres, de 32 e 63 anos, são investigadas pelos crimes, registrados no bairro Gameleira.

No dia 26 de maio, a equipe de Meio Ambiente da PCMG na cidade atendeu uma denúncia anônima e imediatamente se deslocou até a residência alvo. No local, os policiais se depararam com oito cães — quatro filhotes e cinco adultos — em condições de subnutrição e presos por cordas e correntes que limitavam a movimentação dos animais.

Além disso, a equipe constatou que o ambiente estava extremamente insalubre, com presença de lixo, entulhos e recicláveis espalhados por toda a casa. A perícia foi acionada e realizou os primeiros levantamentos, que contribuirão para a conclusão do inquérito policial, ainda em andamento.

Os animais foram encaminhados para um abrigo na cidade, que ficou responsável pelo atendimento veterinário adequado e guarda dos cães até que estejam em condições para serem adotados.

Já na última segunda-feira (30/5), a equipe da PCMG atendeu nova denúncia, no mesmo bairro, dando conta de novos maus-tratos sofridos por um cão que apresentava ferimentos graves.

No local, os policiais civis resgataram o animal, que possuía lesão em uma das patas, sem nenhum tipo de cuidado. A suspeita do crime, de 32 anos, alegou que os filhos insistiram pela adoção do animal, que vivia na rua, e que posteriormente havia sido atropelado, sem contudo ter condições financeiras para prover o tratamento adequado ao animal, embora tenha contado com o auxílio de uma vizinha para medicar o cão.

As duas mulheres serão intimadas a prestar declarações na delegacia. As investigações prosseguem.

As informações são da Polícia Civil

Foto: PCMG

Pesquisar