Parque da Saudade espera 20 mil visitantes no Dia de Finados

No próximo sábado, 2 de novembro, a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, o Dia de Finados. Nesta data é comum que muitas pessoas compareçam aos cemitérios para prestar homenagens e fazer suas orações para o entes queridos que já se foram.

O Dia de Finados foi oficialmente incluído na liturgia no século 13. Os responsáveis pela Igreja escolheram o dia por suceder o Dia de Todos os Santos, que é comemorado em 1º de novembro. A data é importante entre os ritos da Igreja Católica, mas também é celebrada em outras religiões, sendo algumas delas com datas que variam entre o dia 31 de outubro e o dia dois de novembro.

Em Juiz de Fora, a tradição é mantida e a data será marcada por missas em cemitérios e paróquias da cidade e região. De acordo com a assessoria, no Parque da Saudade são esperados cerca de 20 mil visitantes. Esta é a data de maior movimento no cemitério, que tem 34.970 sepultados e estará aberto das 7h às 18h.

Ainda conforme a assessoria do local, para receber a população com conforto e segurança, o cemitério passará por poda, limpeza do gramado, replantio de grama onde necessário e pintura. Trinta funcionários vão trabalhar para auxiliar na localização dos jazigos e atender a quaisquer demandas dos visitantes.

Além disso, o Parque da Saudade solicitou o reforço da Polícia Militar no policiamento da região e à Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o controle do trânsito nas imediações. Vigias também estarão disponíveis para proporcionar segurança e direcionar o trânsito na área interna.

A orientação do cemitério é que os visitantes levem flores naturais e é proibido plantá-las no entorno do jazigo. Ambulantes também não podem vender flores no interior do cemitério.

Uma ambulância ficará de plantão para eventuais emergências e interessados em adquirir jazigos podem consultar vendedores que estarão no local.

Na programação do Parque da Saudade para o Dia de Finados, estão previstas a realização de três missas no Espaço de Celebração do cemitério. A primeira será às 8h, celebrada pelo padre Luis Antônio Fávero, a segunda acontecerá às 10h, celebrada pelo padre Anderson Monteiro de Resende. A última missa será presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, às 15h. Um toldo será montado para abrigar os presentes do sol ou da chuva.

Postado originalmente por: Diario Regional – Juiz de Fora

Pesquisar