Orquestra SESIMINAS oferece ao público um “Passeio pela Ópera”

Garanta seus ingressos para este concerto, no dia 28, que apresentará árias de alguns dos compositores mais reconhecidos e consagrados da música mundial
Um “Passeio pela Ópera”, que apresentará ao público árias de óperas consagradas dos italianos Rossini, Puccini, Mascagni e Verdi; dos franceses Gounod e Bizet; e do austríaco Johann Strauss, será a programação do próximo concerto da Orquestra SESIMINAS, em 28 de julho (quinta-feira), às 20h30, no palco do teatro do Centro Cultural SESIMINAS (Rua Padre Marinho, nº 60, Santa Efigênia), em Belo Horizonte.A apresentação, que integra a temporada 2022 da Orquestra Sesiminas, terá regência e direção artística de Felipe Magalhães e participação de quatro cantores, na interpretação das diferentes árias. “Resolvemos criar um concerto que pudesse trazer ao público, de uma só vez, alguns dos mais consagrados números do gênero operístico, proporcionando os mais variados sentimentos, sob a sonoridade de quatro diferentes timbres vocais”, explica Felipe Magalhães, regente e diretor artístico da Orquestra Sesiminas.A soprano Fabíola Protzner interpreta a Habanera, da Ópera Carmen, de Bizet. “Cantar Habanera, dar vida à ária mais conhecida da Carmen, é um desafio e um prazer muito grande para qualquer cantora. Porque ali eu vou poder não só utilizar diferentes timbres e coloridos na voz, como também trabalhar a minha parte atriz, tentando, de certa forma, seduzir o público”, afirma a cantora. Além de Habanera, Fabíola vai executar a célebre Ave Maria, de Pietro Mascagni.

 

Puccini

Já o tenor Rogério Francisco interpretará duas das mais conhecidas árias de Puccini, ambas declamadas por personagens apaixonados. Che Gelida Manina, da Ópera La Bohème, e Nessum Dorma, de Turantot. “Puccini é um compositor central da Ópera Italiana. E é uma honra interpretar duas árias que, de certa forma, até se destacam das óperas às quais elas pertencem, adquirindo vida própria ao longo do tempo”, observa Francisco.

O francês Charles Gounod e o austríaco Johann Strauss marcam presença na voz da soprano leggero Camila Corrêa. De Gounod, a ária Je Veux Vivre traz toda a alegria e jovialidade que a personagem Julieta experimenta nas primeiras cenas do clássico shakespeariano. Já sobre a Mein Herr Marquis,da ópera O Morcego, de J. Strauss, a cantora comenta: “Foi uma das primeiras árias em alemão que eu trabalhei, especificamente para o meu tipo de voz (soprano leggero com coloratura), tendo, além das questões técnicas de leveza e agilidade, a necessidade de mostrar toda a ironia que pede a personagem”.

 

Fígaro

O timbre forte e potente de barítono também encontra espaço no concerto, na voz de Pedro Vianna, que interpreta aquela que é talvez a mais famosa ária dedicada a essa tecitura: Largo al factótum, do célebre personagem Fígaro, de O Barbeiro de Sevilha, de Rossini. “É uma responsabilidade enorme! Uma das árias mais difíceis do repertório de barítono. Um personagem bastante cômico, que entra na história da ópera já cantando essa ária e que exige bastante habilidade e domínio técnico”, explica o cantor. Da comédia, Pedro Vianna passa para a tragédia, com Di Provenza il mar il suol, de La Traviata de Verdi. “Trata-se de um momento profundo da história de La Traviata. Um diálogo de pai para filho, que exige muito equilíbrio emocional e técnico”, ressalta Pedro Vianna.

Além dos cantores, a orquestra recebe o percussionista Gustavo Brito e o pianista compositor e arranjador Fred Natalino, que assina os arranjos das árias.

Como não poderia deixar de ser, o concerto começa com uma Abertura de Ópera, no caso, da obra de W. A. Mozart: La Clemenza di Tito, composta durante o último ano de vida do compositor austríaco, em apenas 18 dias. Além dessa abertura, a Orquestra interpreta outra peça instrumental: A Melodia de Orfeu e Eurídice, da obra de C. W. Gluck.

Para fechar esse belo passeio pela ópera, os quatro cantores se reúnem com a Orquestra, percussionista e pianista, para cantarem juntos o consagrado coro “Va, pensiero”, do Nabucco de Verdi.

“Trata-se de um verdadeiro louvor à Ópera, gênero que explora os mais variados afetos humanos e que reúne música e poesia com o objetivo de tocar os corações das pessoas. Quem estiver presente certamente irá se emocionar”, garante o maestro Felipe Magalhães.

 

 PROGRAMA DO CONCERTO

Título: Passeio pela Ópera

 

Abertura da Ópera La Clemenza di Tito (5´)

 

Largo al factotum de la città (da Ópera O Barbeiro de Sevilha) (4´)

Barítono: Pedro Viana

 

Je veux vivre (da Ópera Romeu e Julieta) (3´)

Soprano ligeiro: Camila Correa

 

Giacomo Puccini (1858 – 1924)

Che gelida manina (da Ópera La Bohème) (4´)

Tenor: Rogério Francisco

 

Pietro Mascagni (1863 -1945) / P. Mazzoni

Ave Maria (Intermezzo da Ópera Cavalleria Rusticana) (4´)

Soprano: Fabiola Protzner

 

Melodia de Orfeu e Eurídice (da Ópera Orfeo ed Eurudice) (3´)

Violino solo: Elias Barros

 

Giuseppe Verdi (1813 – 1901)

Di provenza il mar il suol (da Ópera La Traviata) (5´)

Barítono: Pedro Viana

 

Johann Strauss (1825 – 1899)

Mein Herr Marquis (da Ópera O Morcego) (3´)

Soprano ligeiro: Camila Correa

 

Giacomo Puccini (1858 – 1924)

Nessum dorma (da Ópera Turandot) (3´)

Tenor: Rogério Francisco

 

Georges Bizet (1838 – 1875)

Habanera (da Ópera Carmen) (5´)

Soprano: Fabiola Protzner

 

Giuseppe Verdi (1813 – 1901)

Va, pensiero (da Ópera Nabucco) (5´)

Quarteto: Camila Correa, Fabiola Protzner, Pedro Viana e Rogério Francisco

 

FICHA TÉCNICA

ORQUESTRA SESIMINAS

Regência e direção artística: maestro Felipe Magalhães

Solistas convidados: Camila Corrêa (soprano leggero), Fabíola Protzner (soprano), Pedro Vianna (barítono) e Rogério Francisco (tenor).

Violinos primeiros: Elias Barros (Spalla), Ravel Lanza, Vitor Dutra, William Barros,

Henrique Rocha e Hozana Barros.

Violinos segundos: Simone Martins, Gláucia Borges, Olivia Maia, Filipi Sousa e Olga Buza.

Violas: Cleusa Nébias, Gláucia Barros, Alex Evangelista e Claudison Benfica

Violoncelos: João Cândido, Firmino Cavazza e Antônio Viola

Contrabaixo: Thiago Santos, Filipe Costa

As informações são da FIEMG.

Foto: Divulgação/Pixabay

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