Operação da PF visa combate de extração ilegal de minérios na região Central de Minas

A Polícia Federal realiza, nesta quinta-feira (28), a Operação Lodo Verde II para combater esquema de extração ilegal de minérios em Curvelo e Inimutaba, na região Central de Minas. Ao todo, foram expedidos 22 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva.

As investigações iniciaram em 2012, após o esquema de extração ilegal de cristais de quartzo, além de pedras semipreciosas, ser descoberto. A extração servia para abastecer o mercado asiático. Está foi a primeira fase da operação, que na época foi chamada de Lodo Verde I.

De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos também estão sendo investigados por contrabando, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Além disso, foi decretado o sequestro de bens, bloqueios de contas bancárias e de aplicações financeiras das pessoas investigadas e jurídicas vinculadas a elas.

A 4ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte expediu todos os mandados. Os presos vão ser levados para a penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Grande BH. No local, eles ficarão à disposição da Justiça Federal. Segundo a PF, caso os suspeitos forem condenados, eles podem cumprir pena de 28 anos.

 

Anexos para downloads:

%d blogueiros gostam disto: