Quem é Zé Trovão, caminhoneiro por trás dos atos antidemocráticos

Caminhoneiro se entregou a Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (26)

Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, é natural de São Paulo, mas atualmente mora em Joinville, Santa Catarina. O caminhoneiro ficou conhecido por divulgar o ato antidemocrático ‘Acampa Brasil’. Em seu canal, ele ainda defende outras bandeiras bolsonaristas, como o tratamento precoce contra a Covid-19.

Nas redes sociais, Zé Trovão acumula milhares de seguidores, tendo influência sobre os caminhoneiros e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Inclusive, ele é líder dos protestos de caminhoneiros.

Sempre com uma bandeira do Brasil, o caminhoneiro, foragido desde o dia 3 de setembro após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinar sua prisão por incitar violência e atos antidemocráticos nas manifestações de 7 de setembro, se entregou a Polícia Federal nesta terça-feira (26).

Zé Trovão ainda segue proibido de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília, visto que em um de seus vídeos ele insufla atos contra os ministros do STF e aponta que só deixaria o local após todos os ministros serem retirados.

O caminhoneiro teria viajado do México para o Peru, na última semana, com o objetivo de retornar para o Brasil. Após retornar de lá, Zé Trovão teria ficado escondido alguns dias com a família.

Antes de se entregar, o caminhoneiro publicou um vídeo em seu canal do Telegram relatando a decisão. “Nesse 26 de outubro, eu me entreguei à Justiça brasileira, me apresentei à Justiça brasileira, porque, como diz o nosso hino, verás que um filho teu não foge à luta. E eu jamais iria abandonar o povo brasileiro”, disse.

Foto: reprodução/redes sociais

Pesquisar