A ação investiga uma organização que usava sites, que prometiam investimentos lucrativos
Os Ministérios Públicos de Minas Gerais e Pernambuco deflaglaram, na manhã desta quinta-feira (26), operação contra uma organização criminosa suspeita de pirâmide financeira, crimes contra as relações de consumo e lavagem de dinheiro.
Participam da ação, a Polícia Civil (PC), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Gaeco do Ministério Público de Pernambuco.
A operação Black Monday está sendo realizada em 12 estados. Além de Minas Gerais e Pernambuco, a ação acontece também em São Paulo, Paraíba, Bahia, Alagoas, Goiás, Maranhão, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
As investigações iniciaram em maio do ano passado. Na época, o Ministério Público (MP) descobriu que criminosos poderiam estar captando dinheiro de pessoas, por meio dos sites Aprenda Investindo e Investing Brasil, prometendo investimentos lucrativos.
Porém, os valores que os clientes transferiam estavam sendo convertidos em moeda virtual e bens de alto valor. Segundo o MP, a organização criminosa teria arrecadado R$ 60 milhões, sendo que pelo menos 1,5 mil pessoas foram vítimas do esquema.