Obras realizadas para reativar meio de locomoção entre duas cidades está na reta final

Em novembro de 2018 a reforma dos trilho teve seu início. Mesmo com a ferrovia ainda em obras, que liga São Sebastião do Rio Verde e São Lourenço, a primeira, que tem pouco mais de 2 mil habitantes, já sente os reflexos na economia.

O trecho que vai ser restaurado até a cidade de São Lourenço tem 20 quilômetros e está mais de 55% pronto.

Portanto, os recursos da revitalização da ferrovia vêm de um convênio de R$ 7,5 milhões entre a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais e a Prefeitura de São Sebastião do Rio Verde. A cidade ainda deve arcar com R$ 343 mil. O acordo foi assinado em julho do ano passado e as obras começaram cinco meses depois.

Sendo assim, até agora o custo da obra foi de cerca de R$ 4,3 milhões, 55% do orçamento previsto. Depois das reformas dos trilhos, que deve terminar até dezembro deste ano, a prefeitura ainda vai precisar fazer a licitação para escolher a empresa concessionária que vai operar a Maria Fumaça.

Com isso, a restauração dos trilhos vai valorizar patrimônios como uma ponte construída no século 19. A nova linha férrea deverá diversificar as opções para os turistas, que, em São Lourenço, já contam com o Trem das Águas.

Foto: Reprodução

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Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

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