O museu fica na cidade de 6 a 10 de junho
O Museu Itinerante Ponto UFMG é um espaço cientifico-cultural, interativo, adaptado em uma unidade móvel que atende, primordialmente, estudantes do ensino básico de Minas Gerais e também do Brasil. O museu fica em Araxá de 6 a 10 de junho e está aberto ao público no estacionamento do Estádio Fausto Alvim, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
A coordenadora do projeto Museu Itinerante, Tania Costa, explica que é um espaço de aprendizado. “A ideia é que as crianças conheçam mais a ciência e que o museu faça com que as crianças participem de várias atividades que despertem o interesse e vocação cientifica nos alunos”, afirma.
Tania ressalta que os jovens tem que ser preparados para as habilidades digitais. “Estamos ai chegando no ano de 2050, 2100 e os jovens tem que ser preparados nas habilidades digitais, habilidades que vão fazer diferença na profissões, por isso é muito importante que eles já tenham esse contato com o mundo digital”, explica.
O museu é constituído de um caminhão estendido com seu espaço interior adaptado em cinco ambientes sendo: Sala das Energias Naturais, Sala da Floresta, Sala de Projeção 3D, Sala do Submarino e Sala da Consciência. Os ambientes contam com cenários e recursos tecnológicos que levam o visitante a uma imersão, vivência e discussão de temas ligados ao homem e sua relação com o meio ambiente.
O museu, além das atrações internas, conta também com um acervo de experimentos científicos, biológicos e jogos de desafio organizados em uma exposição externa, além de oficinas interligando as mais diversas áreas de conhecimento e da ciência.
As informações são do Portal Imbiara, associado AMIRT.
Foto: Portal Imbiara