Motoristas de aplicativos reclamam do baixo lucro oferecido pelas empresas

Foto/Israel Junior

 

Cerca de 200 veículos participaram do protesto na manhã de ontem, formando imensa fila de acesso ao posto Space

Motoristas de aplicativos de transporte de passageiros seguem mobilizados contra o valor dos combustíveis em Uberaba. O alto preço inviabiliza o trabalho, segundo os profissionais. Os motoristas também reclamam das taxas cobradas pelas empresas de transporte por aplicativo.

De acordo com um profissional, empresas aumentaram as tarifas, mas não repassaram para os profissionais, que estão sem reajuste há seis anos. “Aumentaram só para eles e para nós está só diminuído”, revela o motorista, que não quis ser identificado. Segundo ele, cada empresa criou uma tabela promocional que oferece descontos nas corridas, o que prejudica o faturamento dos profissionais. Por exemplo, o aplicativo 99 criou o 99 Poupa enquanto o Uber, o Uber Promo. “Ou seja, diminuiu os valores da corrida e aumentou o ganho deles e para os motoristas não houve nenhum benefício, pois continuamos trabalhando por um preço menor”, afirma.

Conforme explica, estas tabelas diferenciadas são decorrentes da concorrência. Elas ocorreram no ano passado com a chegada da IN Drive, empresa russa, cuja proposta é oferecer corridas mais baratas. Nela, o cliente já sabe quais os valores pagará, tanto na 99 quanto na Uber. Além disso, o cliente também tem opção de sugerir o preço da corrida e aí cabe ao motorista aceitar ou não o valor. “É como se fosse um minileilão, por que os motoristas também colocam o preço e o cliente aceita aquele que lhe convier”, diz.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar