A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte confirma que o morcego capturado pela equipe de Zoonoses na regional Leste de Belo Horizonte testou positivo para a raiva. Com isso, medidas preventivas e de bloqueio vacinal de cães e gatos no raio de cerca de 300 metros do local onde o animal foi encontrado já estão sendo adotadas pelo município.
“Os agentes de zoonoses também estão repassando orientações quanto aos cuidados e monitorando a população no entorno, por meio de busca ativa, para verificar se houve algum contato de moradores com o morcego”, relata em nota a prefeitura de Belo Horizonte.
A Secretaria explicou que acompanha de perto a circulação do vírus da raiva que é “mantida sob vigilância contínua.”
“Em caso de identificação de um animal com comportamento anormal, a população não deve tocar ou tentar remover e é necessário acionar imediatamente os serviços de Zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada ao local para fazer o recolhimento de forma adequada, além de iniciar as ações preventivas e de bloqueio. Os telefones para solicitar o recolhimento são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou ainda pelo 156.”
Para manter a segurança da população a Secretaria disse, ainda, que mantém pontos de vacinação contra a raiva de cães e gatos na cidade, além do Centro de Controle de Zoonoses (que funciona das 8h às 16h na Rua Edna Quintel, 173 – São Bernardo). Veja os locais.
Barreiro
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro
Avenida Antônio Praça Piedade, 68 – Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Leste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste
Rua Antônio Olinto, 969 – Esplanada.
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Noroeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste
Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 – Caiçara.
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Oeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste
Rua Alexandre Siqueira, 375 – Salgado Filho.
Horário de funcionamento: 7h às 16h.
As informações são da Itatiaia, associada AMIRT
Foto: Pixabay