O consumo de streaming de rádio no Brasil cresceu durante a pandemia. É o que indica o estudo NextOnDial, realizado pela NexDial com base nos dados de 116 rádios FM do País inteiro cuja audiência digital é auditada pela empresa. Do primeiro para o terceiro trimestre, a base de ouvintes únicos de streaming dessas 116 estações aumentou 14%, passando de 1,4 milhão para 1,6 milhão. No mesmo intervalo, a média diária de horas escutadas em streaming de rádio aumentou muito mais: passou de cerca de duas horas para três horas por dia, crescimento de 50%.
“A situação da pandemia explica isso. O consumo de rádio tradicional é maior no carro. Com o isolamento social, as pessoas consomem rádio por streaming em casa: na televisão, no celular e no computador”, explica Thiago Fernandes, diretor da Nextdial, em conversa com Mobile Time.
Paralelamente, cresceu a participação do mobile na audiência do streaming de rádio. No primeiro trimestre, o computador respondia por 58% do total de horas escutadas, enquanto o celular, por 41%, e outros dispositivos, 1%. No segundo trimestre, o computador caiu para 51% e o celular subiu sete pontos percentuais, alcançando uma participação de 48%, enquanto outros dispositivos continuaram com 1%.
“Os apps no celular estão se tornando o novo radinho de pilha portátil”, compara Fernandes.
A NextDial coleta os dados de audiência diretamente do servidor de streaming de cada rádio auditada.