Maio Amarelo: enfermeira fala do impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública

Maio Amarelo: enfermeira fala do impacto dos acidentes de trânsito na saúde pública
Érika Novaes apresentou dados de acidentes no primeiro trimestre do ano em Muriaé (Foto: Arquivo)

A Rádio Muriaé realizou uma entrevista nesta quinta-feira (10) para abordar mais um tema ligado à campanha Maio Amarelo, que visa despertar a atenção de motoristas e pedestres para os cuidados no trânsito.

A entrevistada foi a enfermeira Érika Novaes, referência técnica em saúde do trabalhador, que falou sobre o impacto que os acidentes de trânsito têm nas unidades de saúde.

(Clique acima e assista a entrevista completa)

Érica apresentou dados de acidentes no perímetro urbano de Muriaé nos primeiros três meses deste ano, a partir de um levantamento oficial feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A profissional destaca que houve redução em alguns tipos de acidentes, mas os números ainda continuam altos.

Nos primeiros 90 dias de 2017 foram registrados 34 acidentes no perímetro urbano de Muriaé, já no mesmo período deste ano aconteceram 21, o que representa uma redução de 35%. No entanto, os números relacionados a acidentes envolvendo motocicletas permanecem os mesmos, ou seja, 12 quedas e 4 acidente de moto com moto no primeiro trimestre do ano.

Quando o assunto é atropelamento a evolução entre os anos de 2017 e 2018 é extremamente positiva com uma redução de 50%

A enfermeira deixou claro que a prevenção é a principal foram de evitar acidentes. Entre as principais medidas estão: respeitar sinalização e limites de velocidade, revisão periódica do veículo, conferir equipamentos obrigatórios, planejar a viagem, não dirigir cansado ou com sono, manter distância mínima segura para o outro veículo e em caso chuva redobrar os cuidados e diminuir a velocidade.

Próxima entrevista

Nesta sexta-feira (11) a entrevista da série Maio Amarelo será com o instrutor de formação de condutores Ivo Vardiero que irá falar sobre a importância da educação continuada mesmo após a conquista da habilitação.

Texto: Rádio Muriaé – reprodução na íntegra ou parcial do conteúdo (texto e imagem) permitida somente mediante crédito.

Fonte : Rádio Muriaé

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar