Lance inicial será R$ 19,3 milhões e a vencedora vai operar o serviço por 30 anos
Acontece hoje (22), às 15h o leilão para concessão do metrô de Belo Horizonte. A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) vai sediar a sessão. Estarão presentes o governador Romeu Zema (Novo) e o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.
Atualmente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), órgão ligado ao governo federal, é a responsável pela gestão do transporte ferroviário da capital mineira, mas para facilitar o processo de concessão, foi criada a CBTU Minas Gerais (CBTU-MG). O vencedor comprará então esta segunda empresa.
O lance inicial será de R$ 19,3 milhões e a empresa vencedora ficará responsável pelo serviço de transporte metroviário pelos próximos 30 anos. No contrato está previsto que o comprador deverá revitalizar a linha 1 e construir a estação Novo Eldorado. Além disso, até 2028 deverá construir a linha 2, interligando o bairro Nova Suíça ao Barreiro.
Os servidores, que estão em greve desde o dia 14 de dezembro, organizam protesto contra a concessão às 17h na Praça da Estação. Pela rede social, o Sindicato dos Metroviários de MG (Sindmetro) defendeu que “a privatização do Metrô envolve vários detalhes que não estão claros para a população, para os meios de comunicação e até mesmo para os trabalhadores da CBTU.” A associação também defende que o serviço deveria ser otimizado a partir de investimentos federais e não através da privatização.
Foto: Reprodução da internet.